CONSUMO SUSTENTÁVEL É TEMA DE NOVA PUBLICAÇÃO DA FGV EM PARCERIA COM O ICLEI

Livro que trata do potencial da gestão de compras públicas e empresariais orientadas à sustentabilidade será lançado no dia 12 de dezembro, em São Paulo
O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), em parceira com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Secretariado para América do Sul, promove no dia 12 de dezembro o lançamento do livro Compra Sustentável: A Força do Consumo Público e Empresarial para uma Economia Verde e Inclusiva. O evento acontecerá a partir das 14h, no Salão Nobre da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas – FGV-EAESP (Rua Itapeva, 432 – 4º andar), reunindo pesquisadores e representantes dos setores público e privado, que participarão de um debate a respeito do futuro das compras institucionais sustentáveis.
O livro, elaborado pelo programa Consumo Sustentável do GVces, em parceria com o ICLEI, é voltado à alta administração de instituições públicas e privadas, seus gestores e profissionais de compras e suprimentos, além de estudiosos da área, e tem por objetivo orientá-los na elaboração de políticas e incentivar práticas de compras institucionais sustentáveis. A publicação apresenta um histórico do ingresso deste tema na agenda global e, por meio de exemplos práticos, explicita como instituições romperam resistências e conseguiram agregar valor a seu negócio a partir de políticas de consumo sustentável. São expostas também ferramentas e metodologias que auxiliam na inserção de atributos de sustentabilidade na gestão de compras e suprimentos, além de uma análise crítica a respeito dos avanços e desafios do Brasil nesta questão.
No dia 12, estarão presentes no lançamento Sr. José Renato Correa de Lima, Secretário-Adjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Ladislau Dowbor, doutor em Ciências Econômicas e professor titular no departamento de pós graduação da PUC-SP  e o pesquisador Paulo Branco, coordenador do Programa de Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor do GVces.
A participação é aberta ao público, mas é necessário confirmar presença no link abaixo:
Lançamento do Livro: Compra Sustentável: A Força do Consumo Público e Empresarial para uma Economia Verde e Inclusiva
Data: 12/12/2012
Horário: das 14 às 17h
Local: Salão Nobre da FGV-EAESP (Rua Itapeva, 432, 4º andar – São Paulo)
Sobre o GVces
Criado em 2003, o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP)  atua na formulação e acompanhamento de políticas públicas, na construção de instrumentos de auto-regulação e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas de gestão empresarial para a sustentabilidade, no âmbito local, regional, nacional e internacional. Essa atuação acontece por meio de atividades: (i) de educação formal e informal; (ii) de pesquisa aplicada e publicações; (iii) de promoção do debate, mobilização e sensibilização da sociedade para o tema; (iv) de comunicação; (v) e de intercâmbio de experiências e informações, que disseminem conceitos e práticas de sustentabilidade em todas as suas dimensões.
 www.fgv.br/ces
Sobre a FGV-EAESP
Criada em 1954, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) foi a primeira escola de administração fundada na América Latina e mantém uma longa tradição na formação de líderes na área empresarial, governamental e acadêmica. Conhecida como um dos centros acadêmicos de maior prestígio nas áreas de Negócios e Administração Pública, a Escola se caracteriza pelo constante desenvolvimento de pesquisas e estudos pioneiros e pela vanguarda do conhecimento aplicado, divulgados em publicações e projetos realizados em seus diversos Centros de Pesquisas. Nos últimos anos, vários programas de seu portfólio de cursos foram listados em diversos rankings nacionais e internacionais. A FGV-EAESP se destaca como a Melhor Escola de Negócios no Brasil, com nota máxima na avaliação do MEC e como a 1ª instituição da América Latina e uma das poucas no mundo a obter a tríplice acreditação internacional de qualidade de ensino, que inclui o reconhecimento das seguintes agências: AACSB, EFMD e AMBA.
 www.fgv.br/eaesp
Sobre o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade
O ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade é a associação global líder de governos locais e organizações que assumiram compromisso com o desenvolvimento sustentável. O ICLEI foi fundado em 1990, na sede da ONU, em Nova York, sob os auspícios do Programa das Nações Unidas de Meio Ambiente (PNUMA) e da União Internacional de Autoridades Locais (UIAL). Atualmente, conta com 12 mega-cidades, 100 super-cidades, 450 grandes cidades e regiões urbanas e 450 cidades pequenas e médias. Os governos são atendidos por escritórios e secretariados nos 5 continentes e unidos pela missão de promover a ação local para a sustentabilidade global e apoiar as cidades a se tornarem sustentáveis, resilientes, eficientes no uso de recursos, biodiversas e de baixo carbono, para construir uma infraestrutura inteligente e uma economia urbana verde e inclusiva, e desenvolver uma sociedade saudável e feliz.  No âmbito da agenda global sobre ‘economia urbana verde’, há mais de 15 anos, o ICLEI tem atuado com o tema de compras públicas sustentáveis. Desde 2004, com o lançamento da campanha global Procura+, vem desenvolvendo ferramentas, metodologias e cases de sucesso. Atualmente, além dos escritórios regionais, conta com um Centro de Compras Sustentáveis na Alemanha. www.iclei.org/lacs/portugues e http://www.sustainable-procurement.org