Financiamentos verdes

O 3° Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável – Sustentabilidade nos Negócios Sustainable Building 2010 Brazil – Instrumentos de Mudança (SBCS10/SB10 Brazil), que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, reunirá lideranças empresariais, pesquisadores, consultores e especialistas do setor, nacionais e internacionais, como o Superintendente de Risco Socioambiental do Grupo Santander (ABN AMRO – Real), Christopher Wells.

A utilização de critérios sustentáveis no processo de concessão de crédito é uma prática dos grandes bancos do mundo e do Brasil, que assinam os Princípios do Equador, um compromisso que exige que o financiador cheque aspectos socioambientais na construção de projetos novos, como usinas hidrelétricas e termelétricas, portos, novas fabricas e empreendimentos imobiliários.
Wells afirma que, além de fatores como o caixa da empresa e a posição dela no mercado, é preciso considerar a variável socioambiental no cálculo do risco do financiamento. “Entre as questões que observamos estão as consultas às comunidades do entorno, a disposição dos resíduos da construção e questões de saúde e segurança dos trabalhadores”, diz.
O banco possui duas áreas que tratam desse assunto: a de Risco Socioambiental, que analisa os possíveis riscos que o projeto pode trazer para o meio ambiente e para a sociedade; e a de Obra Sustentável, que coordena os trabalhos de engajamento com incorporadoras para construir edifícios e condomínios cada vez mais verdes.
“Avaliamos, por exemplo, se a empresa está situada ou se possui um terreno contaminado, aumentando o risco de gasto com multa ambiental, conseqüentemente as chances de inadimplência. Mas esse critério, embora possa causar impacto nos juros cobrados no empréstimo, não é necessariamente um fato de exclusão da companhia da carteira de clientes do banco, o que ocorre com o trabalho escravo e o desmatamento”, afirma Wells.
O 3º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável está sendo organizado pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e as Universidade de Campinas (Unicamp); Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instituições que estão à frente das pesquisas científicas sobre o tema e que integram no mesmo evento a Conferência Internacional Sustainable Building 2010 Brazil (SB10Brazil), que servirá como preparação para a SB Mundial, a ser realizada em Helsinki, na Finlândia, em 2011.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
ALZIRA HISGAIL
ANNA KARINA SPEDANIERI
CIDA TEIXEIRA
(55.11) 3675.0809 (55.11) 9292.9126
www.ateliedetextos.com.br atelie@ateliedetextos.com.br

1 comentário em “Financiamentos verdes”

Comentários encerrados.