O ano passado vivemos um verdadeiro vendaval de revistas, reportagens sobre práticas de sustentabilidade, sustentabilidade corporativa, construção sustentável, responsabilidade social e muitos outros termos que deveriam de alguma forma ter feito parte dos chamados orçamentos nas empresas para 2009.
Uns acreditam que realmente é apenas um modismo, um vendaval que vai passar… outros acreditam que vai acontecer como o movimento da qualidade no passado, e outros acreditam que não é como aconteceu com o marketing, todo mundo faz uma MBA e acha que sabe fazer marketing, aliás, é até engraçado, pois existem algumas funções que entendem como pré requisito que o profissional tenha que ter especialização em marketing muito comum nos cargos de vendas e gestão de vendas, mas que na verdade o que se deveria ter é habilidade de negociação e não marketing.
Bem, no meio desse turbilhão de alguma forma as empresas têm sido pressionadas a incluir no seu dialeto a lógica da sustentabilidade. Então, separando um pouco a onda sustentável da necessidade premente de se produzir incluindo a sustentabilidade de maneira transversal aos processos das empresas, nos resta achar alternativas plausíveis com a realidade, sobretudo das empresas que dependem intrinsecamente de recursos naturais não renováveis para se manterem no mercado. Como encontrar formas de reinventar os seus processos, sem investimentos e reduzindo custos? Este é o desafio que separa empresas e profissionais da onda sustentável das empresas e profissionais que verdadeiramente enxergam oportunidades de negócios na sustentabilidade.
Como dito anteriormente, a sustentabilidade vem arraigada de vários dilemas e talvez para se vencer o primeiro dilema, um diretor ou um gestor de processo, deva fazer o que todo livro de gestão ou quase todo nos ensina “ Colocar as pessoas para pensar, repensar, compartilhar expertises, idéias, pensamentos sobre o processo fazendo com que este processo seja mais otimizado, reduzindo custos como energia, e água evitando desperdícios desnecessários e claro reaproveitando matérias primas e até mesmo reaproveitando ou oferecendo para outras indústrias o que antes chamávamos de lixo.
Aqui vai uma dica para aqueles profissionais que não sabem ao certo o que fazer com a Sustentabilidade, mas tem sido pressionado a dar resultados práticos sobre sustentabilidade em sua gestão.
01) – Convicção esteja convicto de que este caminho é irreversível, você como gestor pode até não acreditar muito neste novo conceito, mas terá que respeitar os outros que encararem como desafio que poderá mudar os rumos de uma organização;
02) – Seleção eleja 01 processo que necessite de mudança, por exemplo, a fabricação de uma linha específica de um produto ou até mesmo um modelo de fabricação de um empreendimento imobiliário;
03) – Envolvimento convide as pessoas envolvidas neste processo a participarem de um laboratório de sustentabilidade sobre este processo de forma voluntária e conduza a reunião de forma que as pessoas troquem informações que sejam pertinentes para se alcançar um processo mais sustentável para este produto;
04) – Não descarte nenhuma idéia, ao final da primeira reunião, eleja com o grupo os pontos mais relevantes que combinem com as idéias de otimização, redução, desperdícios, reciclagem etc. Feito isso estabeleça tarefas para o grupo com os seus respectivos responsáveis para a próxima reunião;
05) – Evolução após a evolução das ações sugeridas pelo grupo, é hora de colocá-las em prática e mensurar os resultados. Após a mensuração e o sucesso no processo convide a diretoria para tomar conhecimento oficialmente dos resultados e sugerindo que deva ser estendido a outros processos da empresa;
06) – Comunicação com o mercado, após a validação dos resultados práticos encontrados pelo laboratório de sustentabilidade a empresa passou a inserir o tema em um dos seus processos e pretende ou não dar continuidade a este processo com objetivo de se alcançar os melhores resultados.
Para aqueles profissionais que ainda estão em dúvida quanto o que fazer com sustentabilidade, aqui vai mais uma dica, por que não, contratar empresas especializadas no assunto e convidá-las a realizar um Mini workshop ou treinamentos sobre sustentabilidade para inserir este tema na gestão da sua empresa?
Essa opção tem sido mais econômica e tem ajudado grandes organizações a repassarem seus processos sob a ótica da sustentabilidade.
Entre em contato conosco para maiores informações sobre treinamentos customizados, mini work shops e palestras.
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