Future Ocean – Mostra científica alemã destaca na USP importância da preservação dos oceanos para a humanidade

 Exposição no Museu Oceanográfico é contribuição da Alemanha às celebrações dos 80 anos da Universidade de São Paulo

A exposição científica Future Ocean chega a São Paulo, após grande sucesso em Fortaleza, Rio de Janeiro e Natal. Com módulos sobre o futuro dos mares abordados de forma que interessem tanto a cientistas quanto ao público em geral, inclusive crianças, a mostra, cuja entrada é gratuita, poderá ser visitada no Museu Oceanográfico da Universidade de São Paulo, de 25 de setembro a 18 de outubro, e faz parte da agenda do jubileu de 80 anos da instituição.
A mostra exibe os resultados de pesquisas interdisciplinares realizadas pelos cientistas de Kiel, na Alemanha, sobre as mudanças pelas quais os ambientes marinhos vêm passando nos últimos anos. Eles estudam as alterações desses ecossistemas e suas consequências para humanidade em parceria com colegas de vários países, inclusive do Brasil.
Na exposição, um globo terrestre em alto relevo recepciona os visitantes. Em seguida, os módulos explicam a acidificação dos oceanos e seus impactos para os organismos marinhos, gestão sustentável da pesca, monitoramento dos oceanos e de suas correntes, elevação dos mares e gestão de zonas costeiras, exploração de recursos minerais e acúmulo de lixo nos mares, sobretudo plásticos.
O acervo reúne rochas raras retiradas de ambientes a mais de 4.000 metros de profundidade, como nódulos de manganês, hidratos de metano congelado – substâncias inflamáveis que poderão servir de fonte energética no futuro – e fumarolas negras, verdadeiras chaminés submarinas que ajudam a formar estruturas ricas em minérios.
Para retratar melhor as pesquisas envolvendo estes temas, a mostra conta com vídeos, miniatura de um submarino científico e módulos interativos, que permitem aos visitantes, por exemplo, avaliar as graves consequências da pesca predatória e do lixo nos mares, bem como QR Codes para baixar informações adicionais em telefones celulares.
Segundo os pesquisadores, os mares constituem o maior espaço vital do planeta Terra. “Sabemos que eles exercem uma função-chave para a nossa existência. Sua imensidão, porém, é menos investigada do que a superfície da Lua. Esse fato, portanto, revela a importância da pesquisa oceanográfica para nosso futuro”, diz Marcio Weichert, coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP).
Produzida pelo Cluster de Excelência Future Ocean – uma rede de mais de 200 cientistas da Universidade Christian Albrecht, do Centro Helmholtz Geomar de Oceanografia, do Instituto de Economia Mundial e da escola superior de belas artes Muthesius Kunsthochschule, todos sediados em Kiel –, a exposição faz turnê pelo Brasil com o apoio DWIH-SP e do Ministério das Relações Externas da Alemanha.
Durante a mostra, haverá também sessões de palestras científicas e sobre programas de bolsas e fomento para estudos e pesquisas na Alemanha. Uma discussão entre cientistas e sociedade civil (Future Ocean Dialogue) também está sendo preparada. As datas e horários estão no site do DWIH-SP.

:: SERVIÇO ::

Evento: Future Ocean – Uma exposição científica sobre os mares em turnê pelo Brasil

Quando: de 25 de setembro até 18 de outubro de 2014

Onde: Museu Oceanográfico IOUSP – Praça do Oceanográfico, 191 – Butantã, São Paulo

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 16h

Quantoentrada franca

Informações e agendamento de grupos: (11) 3091-6587 / 3091-7149 – museu.io@usp.br

Atenção: Cerimônia de inauguração no dia 24 de setembro, às 15 horas, apenas para convidados e imprensa.