Professora Vivian Ap. Blaso Souza Soares César, Doutoranda E Mestre Em Ciências Sociais (PUC-SP), MBA Em Gestão Estratégica De Marketing (UFMG), Especialista Em Sustentabilidade (FDC) E Relações Públicas (CNP)-.
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Comunicação e Sustentabilidade
Nos processos de comunicação para sustentabilidade, é importante considerar os efeitos da tríplice ação ética-transparência-governança, porque hoje, na sociedade em redes, apenas um clique, impulsionado por um descompasso entre discurso e prática, pode abalar a reputação das organizações. O efeito negativo dessa tríplice ação é o surgimento espontâneo de crises reputacionais que poderão comprometer os negócios. Ao mesmo tempo, esse efeito também nos direciona a trilhar um caminho em que as organizações busquem cada vez mais a veracidade das informações, a concretude e a transparência.
Para iniciar o processo de comunicação sustentável, é importante a realização de um diagnóstico que apresente o posicionamento e a situação da marca e do produto no mercado em relação à sustentabilidade.
O diagnóstico pode ser feito em cinco etapas: Situação da Marca no Mercado, Situação da Comunicação, Estratégia de Conteúdo por Produto, Sustentabilidade do Produto e Sustentabilidade da Empresa. É importante destacar que a empresa deverá relatar os objetivos estratégicos destacando as necessidades de comunicação com cada parte interessada. Os profissionais de comunicação e marketing, a partir desse diagnóstico, conseguirão enxergar as necessidades de outras pesquisas e os métodos adequados para a estruturação de um plano de comunicação estratégica que vise a comunicação sustentável.
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