NISSAN E PETROBRAS DISTRIBUIDORA ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTOS SOBRE RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

                                                                                             

Nota à Imprensa
19 de junho de 2012

Eric Noziere, vice-presidente Corporativo da Nissan
François Dossa, diretor-geral da Nissan do Brasil
José Lima de Andrade Neto, presidente da Petrobras Distribuidora
Luiz Claudio Sanches, Diretor da Rede de Postos de Serviço da Petrobras Distribuidora
A Petrobras Distribuidora e a Nissan do Brasil assinaram nesta terça-feira (19/6) um memorando de entendimentos para estudar a expansão da infraestrutura para recarga de veículos elétricos. O evento de formalização do acordo foi realizado na sede da BR, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, e do diretor-geral da Nissan, François Dossa.
O acordo permitirá que as empresas estudem a infraestrutura, produtos e serviços necessários para atender a demanda dos veículos híbridos plug-in e puramente elétricos pela Rede de Postos Petrobras e a aderência da BR ao Programa de Mobilidade com Emissão Zero.
Atualmente a Petrobras Distribuidora possui o Eletroposto, estação inaugurada em 2009 como primeiro ponto com serviços de suporte para recarga de bateria de veículos elétricos, incluindo bicicletas e scooters, e que faz parte do conjunto de tecnologias implantadas no Posto do Futuro Petrobras, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
A parceria entre as duas empresas teve início em 2011 quando a BR inaugurou o Posto do Futuro e realizou o abastecimento do primeiro veículo 100% elétrico produzido em larga escala no mundo, o Nissan LEAF. O acordo indica um passo à frente nas questões de eficiência energética e da sustentabilidade ambiental.
A experiência da Nissan com veículos elétricos foi um dos principais fatores para a parceria. Como líder mundial em emissão zero, a marca firmou mais de 100 parcerias em todo o mundo com os governos, municípios e outras organizações para criar a infraestrutura necessária e incentivar políticas que levem os consumidores a ter acesso aos carros elétricos. A companhia também é a fabricante que está na vanguarda mundial com a tecnologia das baterias de íon-lítio que equipam o Nissan LEAF.
Lançado em 2010, o Nissan LEAF tem autonomia de 160 quilômetros com uma única carga e é capaz de se recarregar completamente em oito horas, em uma tomada de 220 volts, ou ainda de ter 80% de carga em apenas 30 minutos, utilizando um carregador de 400 volts. Primeiro veículo 100% elétrico produzido em larga escala, o Nissan LEAF não emite poluentes e é produzido a partir de 99% de materiais recicláveis. É também o veículo elétrico mais vendido no mundo, com mais de 30 mil unidades comercializadas desde dezembro 2010, seu lançamento mundial, até maio de 2012.
“A Petrobras Distribuidora já opera, desde 2009, no Rio de Janeiro, o Eletroposto, que permite a recarga rápida de veículos elétricos. O objetivo dessa nova parceria é avançar nos estudos, com a perspectiva de ampliar o serviço na rede de postos Petrobras”, afirmou José Lima de Andrade Neto, presidente da Petrobras Distribuidora.
“A Nissan acredita na convivência perfeita entre o desenvolvimento e um planeta mais limpo. O Nissan LEAF é a prova que é possível a emissão zero de poluentes sem comprometer o conforto da mobilidade urbana”, afirmou François Dossa, diretor-geral da Nissan do Brasil. “Essa parceria com a Petrobras Distribuidora reforça nosso compromisso com desenvolvimento do Brasil, País onde viemos para ficar e que estamos investindo fortemente”, conclui.
 Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico comercializado em larga escala no mundo, no Posto do Futuro Petrobras, no Rio de Janeiro
Posto do Futuro Petrobras – O Posto do Futuro Petrobras reúne tecnologias de interatividade com o consumidor desenvolvidas pela INTEL e dispõe de sistemas que garantem redução de 50% no consumo de água e 50% no consumo de luz, utilizando fontes de energia renováveis solar e eólica que colaboram para este fim.
Nissan no Brasil – Crescendo significativamente nos últimos anos, a Nissan tem como objetivo atingir 5% de participação de mercado até 2014. Para isso, deve introduzir no mercado brasileiro dez novos produtos até 2016. Lançados em 2011, o Nissan March e o Nissan Versa marcaram a entrada da empresa nos dois segmentos de maior volume do mercado brasileiro, o de compactos e o de sedãs compactos. A Nissan do Brasil opera hoje com 145 lojas em todo o País, e tem planos de aumentar esse número para 239, até 2016. Há 10 anos produzindo em São José dos Pinhais, Paraná, a Nissan anunciou o investimento de R$ 2,6 bilhões para a construção de uma nova fábrica no País, em Resende, estado do Rio de Janeiro, prevista para entrar em operação em 2014 e com capacidade de produzir 200 mil carros por ano.
Reforçando seu comprometimento com o País, a Nissan do Brasil será o patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016™ e dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™ e do Comitê Olímpico Brasileiro na categoria Automóveis. Essa parceria contempla o fornecimento de cerca de 4.500 veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos Jogos Olímpicos Rio 2016™ e do Time Brasil. Esta frota priorizará energia limpa (etanol ou eletricidade), apoiando os esforços do Comitê Organizador Rio 2016™ para atingir as metas de sustentabilidade dos Jogos.
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