Usinas do grupo Bunge obtêm certificação Bonsucro®

Selo de reconhecimento mundial abre as portas para a exportação de açúcar e etanol certificados à União Européia

São Paulo, 26 de dezembro de 2011. Duas usinas do Grupo Bunge acabam de ser certificadas segundo os padrões de produção Bonsucro, uma organização internacional com sede em Londres, que estabelece princípios e critérios socioambientais para aplicação nas regiões de cultivo da cana em todo o mundo. Essa conquista abre a oportunidade de exportação, a partir de 2012, principalmente para o mercado europeu, onde são aceitos apenas biocombustíveis certificados. As usinas certificadas poderão oferecer ao mercado, juntas, anualmente, mais de 200 milhões de litros de etanol e 65 mil toneladas de açúcar. A certificação é aplicável à produção obtida diretamente dos canaviais conduzidos pelas próprias usinas da Bunge, pois a produção por parte de fornecedores não foi o foco da auditoria nesse primeiro momento.

“Os padrões da Bonsucro envolvem a cana e todos os seus derivados. Unidos ao seleto grupo líder de usinas no mundo que estão em conformidade com as melhores práticas de sustentabilidade, de acordo com o regime de certificação, somos encorajados a continuar investindo em todas as nossas operações para entregar ao mercado global produtos com cada vez mais qualidade”, afirma Ricardo Santos, vice-presidente de Açúcar e Bioenergia da Bunge Brasil.

Para fazer parte do ainda restrito grupo de empresas certificadas, as usinas passaram por rigorosas avaliações realizadas com o acompanhamento de 69 indicadores. Os critérios Bonsucro exigem que as empresas-membro certificadas estejam de acordo com os seguintes princípios: cumprimento da lei do local onde a empresa/usina está instalada; respeito aos direitos humanos e trabalhistas; gestão sobre insumos, produção e processamento de modo a aumentar a sustentabilidade; gestão ativa da biodiversidade e serviços do ecossistema; melhoria contínua das áreas-chave do negócio.

Neste contexto a Bunge, empresa controladora das usinas, foi submetida à avaliação corporativa e consulta pública para que a associação à Bonsucro fosse efetivamente aprovada. “A certificação não apenas permite acesso a mercados restritos, mas também valida a atual gestão das usinas certificadas”, destaca Adalgiso Telles, diretor de Assuntos Corporativos da Bunge Brasil.

Adicionalmente, para a certificação, há exigência do cumprimento de requisitos técnicos e administrativos também pelos fornecedores primários das usinas. Isso garante o rastreamento de toda a cadeia relacionada à produção sustentável de cana-de-açúcar e seus derivados, incluindo o plantio da cana, seu transporte até a usina e toda a operação utilizada para o processamento da planta.

No Brasil, a Braskem é a principal compradora de etanol certificado, utilizado para a produção do ETBE, o aditivo aplicado à gasolina nos países da Europa e no Japão. Atualmente, cerca de 80% do ETBE produzido por eles é exportado para os países da comunidade europeia. Além da Braskem, outros clientes da Bunge, como a Coca-Cola e a Kraft Foods, também exportam seus produtos para países que já valorizam a utilização de açúcar certificado.

Bunge tem gestão e práticas premiadas

Nos locais em que atua ou onde passa a atuar, a Bunge defende que não basta apenas adquirir e administrar um novo negócio; é vital buscar sempre as melhores práticas, implementando e disseminando métodos de gestão que conduzam ao desenvolvimento sustentável.

O trabalho que a Bunge vem desenvolvendo no setor de Açúcar e Bioenergia é um exemplo da gestão alinhada à sustentabilidade, com bons resultados. Desde que começou a atuar nesse segmento, a companhia vem realizando um amplo e profundo processo de estudos e mudanças, adequando às práticas socioambientais e políticas de relacionamento com os públicos da usina, ao padrão global da Bunge. Isso inclui workshops com especialistas da academia, ONGs, mercado e consultores de órgãos públicos. Recentemente, esse trabalho da Bunge foi reconhecido como modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade, classificando a empresa como uma das 20 companhias mais alinhadas à sustentabilidade no Brasil.

Sobre a Bunge: Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e uma das maiores exportadoras. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a produção e a comercialização de fertilizantes, compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas), a produção de açúcar e bioenergia e serviços portuários. Hoje, conta com mais de 20 mil colaboradores, atuando em distribuídos em aproximadamente cerca de 150 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 19 estados e no Distrito Federal. Marcas como Serrana, Manah, Salada, Soya, Cyclus, Delícia, Primor e Bunge Pró estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.

Informações e imagens para a imprensa:In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Atendimento:Bruno Ribeirobruno.ribeiro@inpresspni.com.br(11) 3323 1531

Cíntia Beduticintia.beduti@inpresspni.com.br(11) 3323 1519

Coordenação:Fátima Santosfátima.santos@inpresspni.com.br(11) 3323 1627