Comunidade escolar de São Paulo e Gabriel Chalita

São Paulo, 26 de agosto de 2010 – Há muito tempo o processo de alfabetização gera discussões, dúvidas e preocupações entre os educadores. Na contemporaneidade, se discute: o quê e quanto os alunos aprendem? Eles também ensinam? Como resgatar o prazer nas práticas escolares? Qual a importância do diálogo e da reciprocidade entre estudante e professor? Recentemente, dados de pesquisas educacionais, como o SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica indicam que 70% dos alunos das séries avaliadas (do quinto e nono anos do ensino fundamental e terceiro do ensino médio) não atingiram níveis de aprendizado considerados adequados. Especialistas como Gabriel Chalita, Maria Cláudia Sondahl Rebellato, Heloisa Harue Takazaki e Paulo Roberto Fiatte Carvalho refletirão sobre a qualidade da educação, sobretudo, como um espelho da qualidade do trabalho dos professores e do papel da escola na vida de seus alunos.

Partindo deste princípio, no sábado, 28 de agosto, centenas de diretores, coordenadores e professores de São Paulo vão se reunir com os especialistas no Hotel Estanplaza International, para discutir estratégias, desafios e alternativas para tornar os métodos de aprendizado mais eficientes. Além disso, o espaço deverá ser aproveitado para o esclarecimento de dúvidas e para auxiliar o educador, que precisa dominar mais que o conteúdo curricular para efetivar o conhecimento e compreender as necessidades da educação moderna.

Com mais de 50 títulos publicados, desde livros didáticos até tratados sobre a ética, o tema da palestra de Gabriel Chalita é “Construindo uma escola interdisciplinar”. O intuito é indicar possibilidades para que o aluno seja capaz de compreender a verdadeira aplicação do que está estudando, baseado na interdisciplinaridade – um dos maiores desafios educacionais do Século XXI. Chalita, que também é doutor em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica, além de professor dos programas de graduação e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, apresentará uma tarefa importante para os professores: criar as conexões de ideias entre as abordagens de conteúdo em sala de aula.

Promovido pela Editora DOM BOSCO – unidade de negócios do Sistema Educacional Brasileiro (SEB), que desenvolve o Sistema de Ensino Dom Bosco, de Curitiba (PR), o evento é denominado de Jornada Pedagógica e realizado ao longo do ano nas principais cidades e capitais do país. Macaé, Maceió, Presidente Prudente, Curitiba, Blumenau, Santos, Campo Grande, Natal, Campinas, Vitória, Caldas Novas e Rio de Janeiro já sediaram etapas do ciclo de encontros que nos próximos meses passará por Florianópolis, Ribeirão Preto, Cascavel e Londrina. As Jornadas Pedagógicas, que fazem parte do Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD), tem uma programação especial para os participantes, com uma palestra geral de abertura e três painéis de discussão por nível de ensino – Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio.

Como parte da programação, a pedagoga Maria Cláudia Sondahl Rebellato fará uma exposição com o tema “De repente… Acontece a aprendizagem, sobre Educação Infantil. Autora de material de alfabetização da coleção “Lições Curitibanas”, Maria Cláudia é responsável pedagógica pelo portal da Turminha Dom Bosco pela Prefeitura Municipal de Curitiba. Durante a palestra, ela trabalhará o aprendizado da criança, que acontece, a todo instante, em todo lugar e não apenas na sala de aula.

“Aventuras interdisciplinares para educadores audaciosos” é o tema da conversa com os professores de Educação Fundamental I. Licenciada em Letras, Heloisa Harue Takazaki é autora de livros didáticos para Ensinos Fundamental e Médio. Na apresentação, ela discutirá o trabalho interdisciplinar como uma aventura de resultados imprevisíveis. Tratando da interdisciplinaridade como uma questão de postura, de contestação à hegemonia de padrões.

Já Paulo Roberto Fiatte Carvalho abordará o tema “Interdisciplinaridade no mundo contemporâneo” direcionado para os professores do Fundamental II e Ensino Médio. Graduado em Física e Matemática pela pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor de ensino médio há 25 anos, Carvalho tratará da tecnologia que conecta diversas culturas em tempo real. Questiona-se se a escola consegue acompanhar o desenvolvimento tecnológico, ensinando os alunos com a mesma dinâmica em que as transformações ocorrem.

Serviço:

Jornada Pedagógica – Construindo uma escola interdisciplinar

São Paulo – SP

Data: 28 de agosto de 2010

Local: Hotel Estanplaza International

Endereço: R. Fernandes Moreira, 1293 – São Paulo – SP

Mais informações: http://www.dombosco.com.br/editora/jornada2010/

Programação – 28/08 – São Paulo

8h às 9h30 – Recepção com café da manhã e credenciamento
9h30 às 12h – Palestra Geral
12h às 14h – Intervalo para almoço no local do evento
14h às 16h30 – Palestras por níveis de ensino