A Agência Conversa Sustentável prepara exposição Ornare luzes da Amazônia com o apoio do WWF – Brasil

A Ornare com o apoio do WWF – Brasil estará promovendo em sua loja durante o Grabiel in Desing uma exposição fotográfica com imagens da Amazônia.

A exposição – “Ornare Luzes da Amazônia” tem como objetivo incentivar público ao consumo de produtos de origem legal e certificada.
A Ornare se preocupa com as questões de sustentabilidade e por isso para a fabricação de seus produtos compra apenas madeira com a certificação FSC dessa forma tem como assegurar aos seus consumidores produtos de qualidade e em conformidade com as legislações vigentes. A compra de madeira legal ou certificada traz grandes benefícios para a sociedade e para o planeta como: a preservação das florestas que são importantes para manutenção do clima, desenvolvimento local, e garantia de qualidade ambiental, social e econômica para as gerações futuras. “Quando compramos uma madeira ilegal corremos o risco de incentivar o trabalho escravo e infantil além de informalidade”.

O que é Madeira Legal e Madeira Certificada?
A madeira legal é aquela que cumpre os requisitos previstos na lei quanto à documentação. Essa documentação é emitida pelos órgãos ambientais federal ou estaduais e pode vir tanto de manejo florestal como de desmatamento, desde que autorizado pelos órgãos ambientais competentes.
A madeira certificada é aquela que além de ter a documentação em conformidade com a lei também não degrada o meio ambiente e assegura a manutenção da floresta, incentivando o desenvolvimento econômico e social local das comunidades florestais. Através da exploração racional das florestas há menos perdas e é possível assegurar o desempenho econômico e ambiental garantido condições para as futuras gerações.

A Amazônia
“Nenhuma outra mudança no uso do solo gera mais emissões de C02 que a perda das florestas”
“62% das emissões de CO2 no Brasil são frutos do desmatamento”

Fonte: WWF- Brasil
O Estado de São Paulo foi a primeira cidade a aderir ao Programa Cidade Amiga da Amazônia, em 2005. Desde então, as obras públicas na cidade de São Paulo só usam madeira de origem legal. Também, desde 2007, o estado é pioneiro na exigência da comprovação da origem legal da madeira utilizada em móveis fornecidos à Prefeitura. O envolvimento do setor da construção é primordial para incentivar o uso da madeira legal ou certificada, já que o Estado de São Paulo consome 15% da madeira amazônica e, deste total, 70% é utilizada na construção civil.

Programa Madeira é Legal

O Programa Madeira é Legal, lançado em março deste ano foi desenvolvido para incentivar o setor da construção civil a consumir somente madeira de origem legal e certificada para a preservação das florestas, essenciais para a vida pelos serviços ambientais que oferecem.
O programa tem como desafio buscar mecanismos de controle como, por exemplo, a exigência da apresentação do Documento de Origem Florestal (DOF) e incentivo ao uso da madeira certificada nos departamentos de compras do setor público e privada, como as grandes construtoras, para identificar e monitorar a madeira que está sendo comprada – que dever ser de origem legal ou certificada.

Publicação WWF – Brasil

Guia Seja Legal: Boas Práticas para manter a madeira ilegal fora de seus negócios, organizado pelo WWF-Brasil. Guia destinado a empresários, consumidores e formuladores de políticas públicas, com orientações para eliminar a ilegalidade na cadeia da madeira, buscando subsídios para que se adote o consumo de produtos com a certificação FSC (Conselho de Manejo Florestal). Mostra os impactos negativos e as implicações sociais, ambientais e econômicas no consumo da madeira ilegal, com dicas para minimizar os riscos de se comprar madeira ilegal.