Acredita-se que as empresas têm grande papel como agentes de transformação social, pois influenciam e são influenciadas pelos seus consumidores. Segundo Bauman, vida para o consumo, são, ao mesmo tempo, os promotores das mercadorias e as mercadorias que promovem, porque todos habitam o mesmo espaço social conhecido como mercado.
Para o Instituto, Responsabilidade Social Empresarial pode ser definida como:
“Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”.
No portal do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, encontramos uma série de ferramentas e documentos para incentivar as empresas a adotarem posturas mais responsáveis perante os seus processos e seus públicos. Dentre as ferramentas disponíveis no portal destacamos os indicadores de responsabilidade social.
“O termo indicador é originário do latim indicare, que significa descobrir, apontar, anunciar, estimar (Hammond et.al,1995). Os indicadores podem comunicar ou informar sobre o progresso em direção a uma determinada meta e representar o modelo da realidade e não a realidade como colocado pelo autor. Os seus objetivos estão em agregar informações e quantificá-las de forma que seja possível avaliar os estágios que as empresas se encontram sob determinados temas.
Os indicadores do Instituto Ethos estão divididos sob os seguintes macros temas: Valores, Transparência e Governança, Público Interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Consumidores e Clientes, Comunidade, Governo e Sociedade.
Os Indicadores Ethos possuem correlações com a Norma SA8000, as diretrizes da GRI e as metas do milênio.
“Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio contemplam temas como erradicação da pobreza, fome e analfabetismo, igualdade de gênero e sustentabilidade ambiental, temas estes entendidos como componente-chave do conceito de desenvolvimento humano sustentável, e que podem conduzir à melhoria das condições de vida de todos os seres humanos”.