Responsabilidade Social – Conceitos

No Brasil, o conceito de responsabilidade social, foi trazido atona por Gylberto Freyre, defensor das causas sociais e em 1998, foi criado no Brasil o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) cuja sua missão é ajudar empresas a aplicar as práticas de responsabilidade social promovendo a construção de um desenvolvimento sustentável garantindo a qualidade das gerações futuras.

Acredita-se que as empresas têm grande papel como agentes de transformação social, pois influenciam e são influenciadas pelos seus consumidores. Segundo Bauman, vida para o consumo, são, ao mesmo tempo, os promotores das mercadorias e as mercadorias que promovem, porque todos habitam o mesmo espaço social conhecido como mercado.

Para o Instituto, Responsabilidade Social Empresarial pode ser definida como:

“Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”.
No portal do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, encontramos uma série de ferramentas e documentos para incentivar as empresas a adotarem posturas mais responsáveis perante os seus processos e seus públicos. Dentre as ferramentas disponíveis no portal destacamos os indicadores de responsabilidade social.

“O termo indicador é originário do latim indicare, que significa descobrir, apontar, anunciar, estimar (Hammond et.al,1995). Os indicadores podem comunicar ou informar sobre o progresso em direção a uma determinada meta e representar o modelo da realidade e não a realidade como colocado pelo autor. Os seus objetivos estão em agregar informações e quantificá-las de forma que seja possível avaliar os estágios que as empresas se encontram sob determinados temas.

Os indicadores do Instituto Ethos estão divididos sob os seguintes macros temas: Valores, Transparência e Governança, Público Interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Consumidores e Clientes, Comunidade, Governo e Sociedade.
Os Indicadores Ethos possuem correlações com a Norma SA8000, as diretrizes da GRI e as metas do milênio.

A Norma SA8000, foi adaptada no Brasil pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas e publicada em 2004 com a nomenclatura de NBR 16001 conhecida como norma brasileira de responsabilidade social.
A Global Reporting Initiative (GRI) é uma ampla rede de colaboração formada por milhares de especialistas com interesses distintos ao redor do mundo. A visão da GRI é que os relatórios de desempenho econômico, ambiental e social elaborados por todas as organizações sejam tão rotineiros e passíveis de comparação como os relatórios financeiros.
Já as Metas do Milênio é um documento que consolidou várias metas com objetivos para o desenvolvimento e a erradicação da pobreza no mundo até 2015. Este documento tem origem na ONU onde foram identificados através de oito objetivos mensuráveis:
1 – Erradicar a extrema pobreza e a fome. 2 – Atingir o ensino básico universal. 3 – Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres. 4 – Reduzir a mortalidade infantil. 5 – Melhorar a saúde materna. 6 – Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças. 7 – Garantir a sustentabilidade ambiental. 8 – Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
“Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio contemplam temas como erradicação da pobreza, fome e analfabetismo, igualdade de gênero e sustentabilidade ambiental, temas estes entendidos como componente-chave do conceito de desenvolvimento humano sustentável, e que podem conduzir à melhoria das condições de vida de todos os seres humanos”.
Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas especialista em Sustentabilidade.