INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE – FERRAMENTA DE GESTÃO NAS EMPRESAS
“O termo indicador é originário do latim indicare, que significa descobrir, apontar, anunciar, estimar (Hammond et.al,1995). Os indicadores podem comunicar ou informar sobre o progresso em direção a uma determinada meta e representar o modelo da realidade e não a realidade como colocado pelo autor. Os seus objetivos estão em agregar informações e quantificá-las de forma que seja possível avaliar os estágios que as empresas se encontram sob determinados temas. Segundo Hans, em seu livro Indicadores de Sustentabilidade: uma análise comparativa pode citar:“Os objetivos dos indicadores é agregar, quantificar informações de modo que sua significância fique mais aparente. Eles simplificam as informações sobre fenômenos complexos tentando melhorar com isso o processo de comunicação. Indicadores podem ser quantitativos ou qualitativos, existindo autores que defendem que os mais adequados para avaliação de experiências de desenvolvimento sustentável deveriam ser mais qualitativos em função das limitações explicitas ou implícitas que existem em relação a indicadores simplesmente numéricos. Entretanto, podem ser transformadas numa noção quantitativa”
“Os valores dos indicadores devem ser mensuráveis (ou observáveis);
Deve existir disponibilidade de dados; A metodologia para a coleta e o processamento dos dados, bem como para a construção dos indicadores, deve ser limpa, transparente e padronizada;
Os meios para construir e monitorar os indicadores devem estar disponíveis, incluindo capacidade financeira, humana e técnica;Os indicadores ou grupos de indicadores devem ser financeiramente viáveis e deve existir aceitação política dos indicadores no nível adequado; indicadores não legitimados pelos tomadores de decisão são incapazes de influenciar as decisões”. Estes conceito foram extraídos do livro do autor Bellen, Hans Michael van. Indicadores de Sustentabilidade: uma análise comparativa, Editora FGV,2006.

Dentre os conceitos abordados pelo autor, encontramos os 03 indicadores que vem sendo mais utilizados pelas empresas no Brasil: Ethos, ISE e GRI.
Cada indicador apresenta objetivos específicos e se diferenciam conforme os objetivos e estágios no qual a empresa se encontra.

ETHOS – Trata-se de uma ferramenta de uso essencialmente interno, que permite a avaliação da gestão no que diz respeito à incorporação de práticas de responsabilidade social, além do planejamento de estratégias e do monitoramento do desempenho geral da empresa.
GRI – A Estrutura de Relatórios da GRI visa servir como um modelo amplamente aceito para a elaboração de relatórios sobre o desempenho econômico, ambiental e social de uma organização.
ISE – Constituir uma ferramenta objetiva para comparar o desempenho de empresas listadas na Bovespa sob os aspectos da sustentabilidade.

A partir da aplicação da metodologia de indicadores de sustentabilidade as empresas poderão:
Avaliar seus resultados em relação a sustentabilidade e implementar metas e ações para alcançar melhores resultados;
Melhoria na performance dos resultados da gestão sob os aspectos sociais, ambientais e econômicos propostos pelo tripé da sustentabilidade;
Comunicar resultados identificando quais são os indicadores mais importantes em relação aos seus públicos de interesse;
Melhorar sua imagem e agregar valor a sua marca.

Para maiores informações sobre indicadores acesse os sites:
http://www.bovespa.com.br/
http://www.ethos.org.br/
http://www.globalreporting.org/

Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas, especialista em Sustentabilidade