Especialista fala sobre crescimento sustentável nas grandes cidades durante o III Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável

Durante o evento, serão apresentadas propostas para o desenvolvimento de projetos urbanos, recuperação de áreas degradadas, urbanização das favelas e infraestrutura nas cidades
A questão da Sustentabilidade Habitacional Urbana é um dos destaques do III Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável (SBCS10), evento promovido pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), que ocorre nos dias 08 e 09 de novembro, na sede da Amcham, em São Paulo. Tema do painel que terá como participante o especialista Alex Abiko, da Escola Politécnica de São Paulo, o assunto será tratado do ponto de vista das propostas para o desenvolvimento de projetos urbanos, recuperação de locais degradados, urbanização de favelas e infraestrutura nas cidades. O painel será realizado no dia 09 de novembro, a partir das 14 horas. Durante o simpósio, também serão discutidos o gerenciamento de recursos, eficiência energética, uso racional de materiais, pesquisa de materiais alternativos, avaliação e redução de impacto ambiental nas obras, inovações tecnológicas e utilização de recursos naturais na iluminação.
Para Alex Abiko, os novos edifícios sustentáveis contribuem muito para a preservação das gerações futuras e do meio ambiente. Porém, a sua grande preocupação é o entorno, o que acontece em volta do prédio. “Mesmo que um empreendimento seja certificado, é preciso que seus moradores tenham fácil acesso ao metrô e outras formas de transporte coletivo que garantam a fácil locomoção”, diz.
Ele salienta que ainda não estamos à beira do caos urbano, mas para evitá-lo é preciso rever algumas metas e projetos. Uma das alternativas seria as pessoas terem a possibilidade de trabalhar próximas de suas residências. “O grande entrave é a falta de um legislador com preocupações urbanísticas, que pense no edifício e também no entorno”, afirma Abiko, para quem o investimento em transporte é fundamental para que se entenda todos essas mudanças de forma integrada. “Precisamos de mais alternativas técnicas e campanhas de conscientização para que o dia a dia nas cidades seja mais equilibrado em todos os sentidos: saneamento, preservação ambiental, destinação correta dos resíduos sólidos, entre outros.”

Inscrições e informações para o SBCS10:
E-mail: eventossbcs2010@anggulo.com.br ou secretaria@cbcs.org.br
Site: http://www.cbcs.org.br
Telefones: (11) 3869-0791 e (11) 3567-9233

SBCS10 – Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável
Datas: 8 e 9 de novembro de 2010, segunda e terça-feira
Horário: 7h30 às 18h
Local: Rua da Paz, 1.431 – Santo Amaro, São Paulo – SP (Amcham Business Center)

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
ALZIRA HISGAIL E ANNA KARINA SPEDANIERI
(55.11) 3675.0809 | (55.11) 9292.9126
http://www.ateliedetextos.com.br | atelie@ateliedetextos.com.br