Solae: líder no manejo ambiental em Esteio

Contribuir para a conservação e proteção do meio ambiente em todas as suas ações. Este é um dos compromissos da Solae, líder mundial em ingredientes à base de soja, que investe em recursos para o controle da emissão de resíduos, iniciativa alinhada à sua política de respeito ao meio ambiente e às comunidades onde atua.

Em sua fábrica em Esteio, RS, a Solae promove, desde 2003, o controle da geração de resíduos dentro das instalações da empresa, colaborando para diminuição do descarte ao meio ambiente. Em toda a planta, estão disponíveis os pontos de coleta seletiva de resíduos, que, posteriormente, são reciclados por uma empresa parceira em uma central instalada ao lado da fábrica. Esta empresa é beneficiada com os resíduos (matéria-prima para o processo de reciclagem) coletados pela Solae.

Anualmente, são recicladas nesta central 50 toneladas de plástico, 50 toneladas de metais ferrosos e 65 toneladas de papel e papelão. Além disso, a verba arrecadada a partir das vendas de sucata de metal é destinada à construção do novo prédio da Associação de Funcionários da Solae.

“Direcionamos os nossos esforços para a eliminação e/ou aproveitamento total de resíduos na sua origem”, destaca João Henrique Rodrigues, Gerente de Segurança e Meio Ambiente da planta. “Além de contribuir para um crescimento sustentável e para diminuição do impacto ambiental, projetos como o da reciclagem também colaboram para geração de empregos”, complementa.

Outro fator que é referência entre as empresas do distrito industrial de Esteio é a tecnologia empregada pela Solae na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que pode ser considerada uma das mais avançadas do mundo. O projeto base da ETE teve início em 1987 e contou com um investimento de mais de US$ 10 milhões até hoje. O biogás gerado nos processos da fábrica é utilizado como fonte de energia para a caldeira, diminuindo em 20% o consumo de óleo combustível e, consequentemente, as emissões atmosféricas.

“Nosso projeto da ETE é uma referência na região e, continuamente, buscamos aprimorar este sistema para deixá-lo ainda mais eficiente”, ressalta João Henrique.

Como líder em ingredientes saudáveis, a Solae está comprometida com a sustentabilidade e o manejo ambiental. A empresa apoia a proteção de recursos naturais como o Bioma Amazônico. Além disso, em 2005 a Solae estabeleceu metas de sustentabilidade de 10 anos para: reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE) em pelo menos 15% a partir do ano-base de 2004, garantir a preservação da água, e manter a energia absolutamente nivelada. Duas dessas três metas já foram batidas, com uma redução de 21% das emissões de GEE em termos efetivos (incluindo todas as unidades globais), e uma redução de 16% no uso de energia, também em todas as plantas globais.

Todo esse esforço rendeu à Solae o prêmio de “Reconhecimento e Mérito – Responsabilidade Ambiental 2006”, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (RS), que premia programas de destaque na área ambiental.

Recentemente, a Solae também se uniu à Associação da Mesa Redonda da Soja Responsável (RTRS, na sigla em inglês), que é a plataforma global composta pelos principais interessados da cadeia de valor da soja, com o objetivo comum de promover a produção responsável da soja através da colaboração e do diálogo entre os setores envolvidos a fim de estimular a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Sobre a Solae
Localizada em Esteio, na Grande Porto Alegre – RS, a planta nacional da Solae é a segunda maior da Solae no mundo e a mais moderna, dispondo dos mais avançados sistemas de controle de processos, alta tecnologia, segurança e qualidade. Com 255 mil m², 180 mil m² de área construída, a indústria conta com planta fabril, um Centro de Aplicação de Produtos e área administrativa. A fábrica produz uma variada linha de derivados de soja, que inclui proteínas isoladas, concentradas, texturizadas, lecitinas e fibras de soja. A produção abastece o mercado interno e outros países da América Latina e do mundo.

Globalmente, a Solae, LLC é a líder no desenvolvimento de ingredientes à base de soja para produtos nutritivos e saborosos. A Solae fornece soluções que oferecem uma combinação única de vantagens funcionais, nutricionais, econômicas e sustentáveis a nossos clientes. Sediada em St. Louis no Estado de Missouri (EUA), a empresa foi formada por meio de uma joint venture entre a DuPont (NYSE: DD) e a Bunge (NYSE: BG). A Solae foi reconhecida pelo Ethisphere™ Institute como uma das 100 Empresas Mais Éticas do Mundo em 2010. Para obter mais informações, visite www.Solae.com ou siga a empresa no Twitter – www.Twitter.com/SolaeLLC – e no Facebook – www.Facebook.com/SolaeLLC.