Evento promovido pelo Itaú na semana passada apontou caminhos para incentivar o debate sobre as finanças sustentáveis no Brasil.

Com a participação da Professora Graziela Comini, Jornalista Dal Marcondes da Agência Envolverde e o consultor de finanças Mark Lee da Sustainability o evento foi marcado pela relevância de incentivar no Brasil o acesso ao micro crédito para empreendedores que priorizem as inovações em produtos e serviços sustentáveis.

Hoje a produção de conhecimento científico neste assunto ainda é incipiente e iniciativas como a do Itaú em promover a segunda edição do Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis acaba se tornando um vetor para essa mudança de cultura na sociedade.

Conforme destacou Dal Marcondes da Agência Envolverde, “Hoje no Brasil existem duas áreas sistêmicas que possuem cobertura da mídia todos os dias: Futebol e Finanças que tratam principalmente de projeções do futuro. Existe uma grande dificuldade de inovar sobre a percepção de valor, ou seja, a mídia ainda persegue sobre finanças sustentáveis com valor nos princípios do Equador, resultados que possam garantir crédito a quem tem condição de pagamento, entretanto, o desafio está na inovação que possa induzir para uma economia mais sustentável no futuro”.

Na academia, por exemplo, existe um distanciamento entre instituições financeiras e negócios sociais inclusivos, hoje ainda existe um conservadorismo por parte dos bancos que por um lado contribui para que no Brasil a crise não fosse tão arrebatadora como nos demais países do mundo, entretanto, é necessário acreditar que os empreendedores sociais são também indutores da economia e possuem papel importante nessa mudança para finanças mais sustentáveis.

O grande desafio é proporcionar maior capilaridade para o desenvolvimento Brasileiro.

Sobre o Prêmio

Inscrições abertas a partir do dia 01 de junho !

O Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis é mais uma das ações do Itaú que investe no potencial de grandes idéias e tem o objetivo de estimular a produção de trabalhos acadêmicos e matérias jornalísticas sobre Finanças Sustentáveis.

A edição 2010 do Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis também traz novidades, como a inclusão das modalidades Graduação, na categoria Trabalhos Acadêmicos, e Mídia Digital (Internet), na categoria Trabalhos Jornalísticos.

“O conceito de finanças sustentáveis está em construção. Por isso, após a conclusão da primeira edição do Prêmio, no início de 2009, iniciamos um debate interno e com atores da sociedade para redefinir o entendimento do tema e o conceito que consideramos foco do Programa. É um tema que está em constante evolução, mas tenho certeza de que demos um importante passo para a geração de uma rede estruturada de promoção e discussão das finanças sustentáveis na sociedade”, explica Denise Hills, superintendente de Sustentabilidade do Itaú.

Mais informações acesse: http://www.itaufinancassustentaveis.com.br/
E-mail: contato@pifs.com.br