Diálogos urgentes em tempos de incerteza e múltiplas crises

É O Título Da Obra Inédita Disponível No Portal De Livro Abertos Da USP

A obra foi elaborada por um conjunto de pesquisadores envolvidos com as questões ambientais que a partir das provocações do Professor Pedro Jacobi tiveram a oportunidade e elaborar a partir das suas experiências e vivências ensaios sobre as questões que envolvem as crises amplificadas pela COVID19.

O livro também conta com ilustrações da Artista Vivian Blaso que é uma das coorganizadoras da obra, produzidas com pigmentos naturais elaborados com terra.

A capa traz o beija-flor que em composição coletiva entre Vivian Blaso com o arquiteto e designer Igor Chaves e traz a provocação e os desafios que os ensaios apresentam de polinizar novas ideias sobre as possíveis vias para as transformações necessárias para o futuro da humanidade.    

O lançamento será realizado no Youtube do Cidades Afetivas https://www.youtube.com/watch?v=O_YDWS6xyUI com estreia do vídeo comentado com alguns coautores da obra no dia 27 de abril às 17horas.

O download do livro é gratuito e está disponível no portal de livro abertos da USP no link http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/783

Sinopse

O livro é fruto dos encontros remotos durante a pandemia, expressando as inquietudes comuns das gerações de pesquisadores reunidos na obra, que decidiram amenizar suas angústias elaborando ensaios, assumindo os riscos de um pensamento livre para enfrentarem coletivamente a força e a voracidade de um vírus que nunca mais permitirá que a humanidade seja a mesma. Esses encontros proporcionaram aos pesquisadores o estímulo para lidarem com uma nova forma de escrita, capaz de provocar diálogos urgentes diante das incertezas que sempre estão presentes, mas que o ser humano tenta esconder, talvez na tentativa de controlar o que se sabe ser incontrolável: a própria natureza da vida. Esta obra foi organizada em três metatemas: “Pandemia e promoção da saúde”, “Sindemia: a correlação entre pandemia e outros problemas” e “Negacionismo e caminhos de superação”. De maneira lúdica, as ilustrações do livro têm o intuito de convidar os leitores para participar dessa nova aventura que se desvela a cada dia nessa trajetória pandêmica, vislumbrando-se um novo caminho a percorrer – a necessidade urgente da religação entre arte, ciência, natureza e cultura no enfrentamento coletivo das múltiplas crises que o mundo atravessa.

Informações para imprensa:

vivianblaso@conversasustentavel.com.br

WhatsApp ( 11) 996165360