Bike da Firma (Firm Bike)


Señores foi concebido em Julho de 2013 como um laboratório de criação sediado em São Paulo, cuja proposta essencial é o desenvolvimento de projetos multidisciplinares tanto para clientes diretos como em parceria com as agências de publicidade tradicionais. No melhor e brasileiríssimo espírito do realizar experimentando, o Señores constitui-se uma conveniente egrégora de pessoas com percursos profissionais e formação diversos, mas com alma e origem canarinhos. São diretores de arte, redatores, designers gráficos e de produtos, estrategistas, roteiristas e especialistas em tecnologia e negócios.

Como funciona
O Bike da Firma se propõe como um sistema de compartilhamento de bicicletas isolado entre grupos de colaboradores de cada empresa que adotar a ideia, no qual a medida dos quilômetros percorrida no total é diretamente proporcional aos diversos benefícios ou bônus previstos: quanto mais a equipe de cada empresa pedala, mais prêmios todos ganham.
Em tempos modernos nas comunicações seria natural que a ação se viabilizasse através das novas tecnologias, ou seja, por intermédio de um aplicativo desenvolvido para iPhones. Os adeptos só precisam preencher um cadastro que lhes permite conectar as bicicletas – previamente equipadas com um sensor capaz de enviar dados em tempo real – ao software. Dessa forma, no decorrer da pedalada o aplicativo vai captando informações do dispositivo sucessivamente, realimentando e mantendo o site atualizado de modo instantâneo. E mais, no domínio www.bikedafirma.com é dado a qualquer visitante a visualização das distâncias – total e individual – percorridas por quaisquer participantes em um ranking, afinal, espalhar – e espelhar – a ideia é uma das principais intenções do projeto.
É possível igualmente interagir com os participantes, sob a forma de estímulos e desafios eletrônicos via Twitter, enviados aos que estão pedalando em determinado momento. Engenhosamente o bikedafirma.com contabiliza os diversos dados, exibindo então informações que vão desde a quantidade de CO2 que se deixou de emitir, passando pelas calorias dispendidas, além da gasolina poupada. Trata-se da genuína gamificação na utilidade prática da bicicleta como meio de transporte consciente para as pequenas distâncias impostas ao cotidiano das grandes cidades.
Campanha de Lançamento
Inaugurando o projeto, o Señores elaborou uma campanha iniciada em 20 de janeiro de 2014, na qual serão percorridos 1.000km, sendo que para cada 100km pedalados pelos participantes, atinge-se uma meta parcial que dá direito a um prêmio. Enquanto durar a ação, algumas empresas aliadas à causa – entre as já confirmadas estão a Tecnisa, o Studio Antfood e nós aqui da Vicente Negrão – são convidadas a aderir parcialmente o projeto compartilhando as bicicletas por determinado período e, claro, recebendo o respectivo bônus juntamente com a equipe do Señores. Em tempo: os prêmios podem ser desfrutados de modo coletivo ou individualmente, e vão desde uma chopada até uma sessão de massagem, ou aula experimental de arquearia, ou ainda, vouchers que podem ser trocados por livros na Mercearia São Pedro. Veja também o vídeo que eles produziram no link: https://www.youtube.com/watch?v=38RF8huSfNk
Bike da Firma e o futuro nas empresas
Uma vez aferidos tanto a recepção do projeto junto ao mercado, quanto o consequente entusiasmo de potenciais novos adeptos, a partir do término da campanha de lançamento (quando forem atingidos os 1000km), o Bike da Firma estará disponível para ser implementado nas empresas que se interessarem em incentivar a ação, através do fornecimento de bicicletas para seus colaboradores. Com um modelo de fee mensal pelo serviço e aluguel das bikes, a empresa terá à disposição o site e o aplicativo, além da bicicleta, todos customizados, podendo gerenciar internamente tanto os prêmios como as distancias percorridas. Em tempo, vale acrescentar que as bicicletas dos Señores são dobráveis e eletricamente motorizadas, contando ainda com três marchas.
Na realidade esta ação simboliza bem o que é a proposta dos Señoresprojetos de comunicação que aliem entretenimento à utilidade, e que muitas vezes transcendem a própria comunicação se tornando produtos e modelos de negócios lucrativos e sustentáveis.
Informações para imprensa:
Vicente Negrão Assessoria
(11) 3060 8397   3064 2563