12º Seminário Meio Ambiente e Cidadania, em Belo Horizonte, discutirá soluções para o caos da mobilidade urbana

O jornal Hoje em Dia promove a 12ª edição do Seminário Meio Ambiente e Cidadania, no próximo dia 30 de maio. O foco das discussões serão as propostas para a melhoria da mobilidade urbana. O jornalista e fundador do site Catraca Livre, Gilberto Dimenstein, é o conferencista convidado deste ano e falará sobre o tema “Cidades Sustentáveis, Criativas e Educadoras”. O evento é aberto a toda a população. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.seminariomeioambienteecidadania.com.
“O objetivo é a busca de soluções para um dos problemas que mais aflige a população das grandes cidades: a ineficácia dos transportes coletivos, a explosão da frota de veículos e motos, o trânsito caótico, a poluição e a degradação da qualidade de vida”, afirma Ricardo Galuppo, diretor de Jornalismo do Hoje em Dia.
A Pesquisa Origem Destino, da Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana, indica que entre 2002 e 2012, enquanto a população da Grande BH cresceu 10%, chegando a 4,9 milhões de habitantes, a frota de veículos praticamente duplicou, saltando de 1,09 para 2,45 milhões. Com isso, em apenas uma década o transporte individual (30,8%) quase se equiparou ao coletivo (31,4%), saturando as ruas e avenidas, agravando a poluição do ar e aumentando a duração média diária dos deslocamentos, que saltaram de 42 para 62 minutos no transporte coletivo, e de 23 para 32 minutos no individual.
De modo geral, os dados mostram, portanto, que a divisão do espaço público nas cidades está se tornando cada vez mais desigual, respondendo o transporte individual/privado pela ocupação de nada menos do que 80% das vias públicas. E, como advertem os especialistas, se nada for feito com urgência as cidades, sobretudo as metrópoles, ficarão inviáveis em muito pouco tempo, como, aliás, já vem ocorrendo.
Expansão do Metrô, implantação de BRTs, trens metropolitanos e ciclovias, e restrição do uso de carros. Estas são algumas das medidas defendidas pelos especialistas, engenheiros e gestores públicos para a equação do estrangulamento do trânsito, conforme pressupostos de acessibilidade e acesso igualitário no uso do espaço público, fixados na Política Nacional de Mobilidade Urbana. Entretanto, a efetividade dessas medidas está longe de ser alcançada e esse será o tema de reflexão e debate durante a 12ª edição do Seminário Meio Ambiente e Cidadania.
Seminário Meio Ambiente e Cidadania
Data: 30 de maio de 2013
Horário: 9h30 às 18h
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec – Rua dos Carijós, 258 – Centro – Belo Horizonte – MG
Inscrições: Gratuitas no hot site www.seminariomeioambienteecidadania.com, condicionadas à capacidade do espaço.
Programação
09h – Credenciamento
09h30 – Abertura Oficial
10h – Mesa: (I) Mobilidade Urbana x Transporte de Massa
Sinopse: O problema da crescente (i) mobilidade urbana na raiz da degradação da qualidade de vida nas grandes cidades. O transporte público como solução e as respostas dos poderes públicos e dos especialistas.
Ramon Victor Cesar – presidente da BHTrans
Gustavo Medeiros – Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte
João Luiz da Silva Dias – Instituto Mobilidade Sustentável – Rua Viva
11h30 – Mesa: Modais Alternativos, Cidades Saudáveis e Limpas
Sinopse: Vantagens – e entraves – dos meios alternativos de transporte frente à (i) mobilidade urbana. Pedalando ou caminhando: a vez e o lugar dos modais alternativos no sistema de transportes.
Guilherme Tampiere – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte – BH em Ciclo
Marcelo Guimarães – Laboratório ADPTSE da Escola de Arquitetura da UFMG
Roberto Andrés – Revista PISEAGRAMA
14h – Conferência Magna: Cidades Sustentáveis, Criativas e Educadoras
Sinopse: O papel da educação e da criatividade para a construção de cidades sustentáveis e cidadãs. Exemplos, cases e práticas que fazem a diferença e apontam caminhos para o futuro sustentável das cidades.
Gilberto Dimenstein – jornalista e fundador do Catraca Livre
16h00 – Mesa: Cidades Humanas, Públicas e Cidadãs
Sinopse: O direito à cidade como base da qualidade de vida e das estratégias de mobilidade urbana. Caminhos novos para o planejamento das cidades como espaço privilegiado de convivência e exercício da cidadania.
Leonardo Barci Castriota – Escola de Arquitetura da UFMG
Madalena Garcia – especialista em transporte e planejamento urbano – Consultora na Arcadis-logos.
José Abílio Belo Pereira – CREA-MG