Benchmarking Brasil, contra ponto ao green washing

O Programa Benchmarking Brasil ao longo de mais uma década de atuação se tornou a memoria viva da gestão socioambiental brasileira. Registrou sua trajetória e nível de amadurecimento ao certificar as melhores práticas das organizações nesta área específica do conhecimento corporativo.

Em 11 edições já realizadas, o Programa mostra o verdadeiro cenário da sustentabilidade aplicada. As práticas certificadas registram o comportamento das organizações no quesito “sustentabilidade” e, por meio delas, podemos ver a regularidade, a coerência e a inovação daqueles que vão além do discurso e adotaram boas práticas em seus negócios. Por exemplo:

1) Regularidade: poucas empresas conseguem ter folego para emplacar novas práticas a cada edição comprovando sua constância, inovação e comprometimento. Foram 162 empresas e 279 práticas certificadas comprovando que uma pequena parte delas conseguiu índice técnico (aprovação) para ser considerado Benchmarking.
2) Coerência: existem empresas que comprovam convergência entre discurso e prática, ou seja,  que são legítimas quando falam, porque também provam. As 279 práticas certificadas abriram seus “modus operandi” para avaliação da comissão técnica do programa Benchmarking.
3) Inovação e atitude: pequenas empresas e até mesmo ONGs podem ter excelentes práticas de sustentabilidade, desmitificando o tabu de que apenas as grandes se preocupam com esta questão. Empresas dos três setores tiveram práticas certificadas o que comprova que a viabilidade das boas práticas de sustentabilidade independente do porte, ramo ou setor da organização.
Em 11 edições já realizadas, 162 instituições tiveram práticas certificadas. Dessas, cerca de 10% são do terceiro setor, 13% pertencentes ao primeiro setor (governo), e 78% são da iniciativa privada (2º setor).
O foco do Programa Benchmarking Brasil está no “como” as empresas e instituições estão aplicando a sustentabilidade em seus negócios. Desta forma, o Programa consegue contribuir para a transparência das relações, gerar confiança e acelerar o processo de percepção do mercado para com quem realmente está fazendo a lição de casa no quesito “sustentabilidade”. 
Empresas e gestores com boas práticas podem inscrever seus cases de sustentabilidade para concorrer ao 12º Ranking Benchmarking 2014 até 31 de março pelo site benchmarkingbrasil.com.br.
Sobre o Programa Benchmarking Brasil
Em 11 edições já realizadas, Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além da certificação congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros.
Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha.
Mais Informações:

Regina Jorge

Assessora de Imprensa
Fones: 11 – 2959-5442 / 3257-9660/ 97692-9199 / 98924-1086