CDP, CDSB E IIRC ANUNCIAM PARCERIA PARA ACELERAR RELATÓRIOS INTEGRADOS

São Paulo, 26 de julho de 2013 – O CDP, o Climate Disclosure Standards Board (CDSB) e o International Integrated Reporting Council (IIRC) acabam de anunciar uma aliança para acelerar a evolução para um relatório corporativo avançado, que permite que investidores e outros tomadores de decisão acelerem a transição para uma economia de recursos eficiente. As entidades acreditam em um reporte corporativo para o século 21 no qual os aspectos, padrões e requerimentos do mercado empresarial sejam relatados com harmonia e clareza, trazendo informações coerentes e  consistentes para aumentar sua eficiência e efetividade. O Memorando de Entendimento marca uma forte colaboração que demonstra seus papéis complementares na sociedade, e as informações de seus relatórios de uso e depreciação de capital natural, incluindo carbono, energia, água e floresta estarão integralmente em um relatório integrado.
 “O CDP trabalha com o princípio de que mercados de capitais precisam de informações de alta qualidade sobre os impactos das empresas em carbono, água e florestas. Tornar-se parceiro do IIRC é um passo natural para nós, já que agimos para catalisar a adoção destas informações em larga escala”, afirma Paul Simpson, CEO do CDP.
Ainda segundo o executivo ambas as organizações vão promover harmonização e clareza globais para que os relatórios corporativos sejam consistentes e comparáveis. “Isso vai aperfeiçoar a efetividade das práticas de reporte corporativo, beneficiando companhias e investidores”, completa.
Já Paul Druckman, CEO do IIRC, constata que a intenção expressa do IIRC em trabalhar em colaboração com outras iniciativas de reporte e inovação é prover maior esclarecimento ao mercado e aproximar-se ainda mais da adoção do Relatório Integrado (RI). “O RI não chega para substituir outros relatórios não financeiros, mas para utilizar estes dados reportados através da aplicação dos princípios do RI”, destaca Druckman.
O projeto do IIRC para a estrutura deste relatório baseia-se em padrões, direcionamentos e abordagens de reportes existentes, tais como o Relatório de Mudanças Climáticas, desenvolvido pelo CDSB, um projeto especial do CDP em conjunto com uma gama de especialistas, incluindo alguns expertos em contabilidade.
Rick Samans, chairman do CDSB, observa que “quando lançado, o Padrão IIRC vai oferecer às organizações princípios para prover informação de alta qualidade e comunicar como criam valor. O Framework do CDBS oferece parte do relatório estruturado de meio-ambiente que apoiará o Framework do Reporte Integrado”.
Sobre o CDP
O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que provê um sistema global único para que as empresas e cidades meçam, divulguem, gerenciem e compartilhem informações vitais sobre o meio ambiente. O CDP trabalha com as forças do mercado, incluindo 722 investidores institucionais com ativos na ordem de US$ 87 trilhões para motivar as companhias a divulgarem seus impactos no meio-ambiente e aos recursos naturais, assim como suas ações para reduzi-los. Atualmente, o CDP possui o maior volume de informações sobre mudanças climáticas e água do planeta e procura colocar estes insights na pauta das decisões estratégicas, dos investidores e das decisões políticas. Para mais informações, visite http://www.cdp.net.
Sobre o CDSB
O Climate Disclosure Standards Board, um projeto especial do CDP, foi lançado durante o Fórum Econômico Mundial, em 2007. A estrutura do relatório de mudanças climáticas do CDSB foi lançada em 2010 e oferece ajuda para que companhias o utilizem quando estiverem reportando seus dados juntamente ou relacionados com seus relatórios financeiros principais sobre os riscos e oportunidades das mudanças climáticas presentes em seus negócios. A estrutura de relatório do CDSB está “dentro dos padrões” para adoção por reguladores que pretendem iniciar ou desenvolver práticas de divulgar dados sobre mudanças climáticas. As companhias que quiserem mais informações sobre como incluir dados climáticos em seus relatórios integrados podem acessar Climate Change: your journey to integrated reporting, um novo relatório do CDSB em parceria com o Promethium Carbon. A publicação oferece a CEOs, CFOs, comitês de reporte e auditores internos uma ferramenta de referência prática sobre a relação entre relatório integrado e relatório de mudanças climáticas. Para mais informações sobre o CDSB, visite www.cdsb.netou siga @CDSBglobal.
Sobre o IIRC
O Conselho Internacional de Relatório Integrado (ou International Integrated Reporting Council – IIRC) é uma coalizão global de reguladores, investidores, companhias, normalizadores, profissionais de contabilidade e ONGs. Juntos, a coalizão divide sua visão que o reporte corporativo precisa evoluir e prover uma comunicação concisa sobre estratégias, governança, performance e prospectos de uma companhia no contexto de seu ambiente externo, levando á criação de valor em curto, médio e longo prazos. Mais informações em www.theiirc.org.
Informações para imprensa:
Daniela Giuntini: dgiuntini@fundamento.com
Fernanda Bernardini: fbernardini@fundamento.com.br
5095-3899/5095-3868

,