Recomendação de leitura – Polegarzinha, Michel Serres


Quem é a polegarzinha? “Mora na cidade,Admira a natureza apenas para lazer ou turismo,Sua expectativa de vida aumentou,Não tem mais o mesmo corpo,São formatados pela mídia,Por celular tem acesso a todas as pessoas,Pelo GPS tem acesso a todos os lugares, Não terão os mesmos trabalhos, A polegarzinha não lê nem quer ouvir o escrito recitado”.

Polegarzinha é recomendado para pais, educadores, e profissionais que desejam compreender as influências das novas tecnologias nos espaços que não são mais os mesmos desde de a década de 70. Hoje, estamos conectados com novo saber, na ponta dos polegares instantaneamente e isso já faz parte de uma nova reconfiguração de espaço, tempo e modos de vida. Polegarzinha no feminino para remeter a posição da mulher na contemporaneidade. Compreender quem é a Polegarzinha faz parte do nosso entendimento cotidiano e diz muito sobre essa nova história que não tem conexão com nossos antepassados, mas que experimenta novas relações de sociabilidade jamais vividas pelas gerações anteriores a década de 70.
Sobre o autor: Michel Serres é um filósofo francês. Escreveu entre outras obras “O terceiro instruído” e “O contrato natural”. Hominesciencia, Ramos. Atuou como professor visitante na USP. Desde 1990 ele ocupa a poltrona 18 da Academia francesa.
Veja a participação do autor no programa Roda Viva  http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/386/entre