O projeto Estrada Sustentável, que visa reunir soluções que permitam promover a Sustentabilidade na área de influência da Via Dutra, ganha esta semana sua identidade visual. Desenvolvida pela agência Yemni – Branding, Design & Comm, de São Paulo, SP, a identificação começa a ganhar a Via Dutra esta semana, por meio de faixas e painéis, além de decorar parte das dependências do SESI de Volta Redonda (RJ), onde acontece o I Encontro de Resíduos do projeto, na quinta (17/01).
Lançado durante a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que se realizou no Rio de Janeiro (RJ), em junho do ano passado, o Projeto Estrada Sustentável busca ampliar o potencial transformador da Via Dutra em favor de um apelo nacional por práticas que permitam incentivar a preservação do Meio Ambiente, o desenvolvimento de práticas sustentáveis no setor econômico-financeiro e a prática de ações de inclusão e promoção social.
De acordo com a designer Beatriz Abud, Coordenadora do Projeto de Identidade Visual, da Yemni – Branding, Design & Comm, a proposta do escritório foi traduzir os três pilares da Sustentabilidade (Econômico, Social e Ambiental) em uma apresentação visual que reunisse os conceitos fundamentais de cuidados com o planeta, perenização de boas práticas empresariais e compromisso com a vida.
“A forma circular sugere o movimento da vida, em constante transformação, combinado, nesse símbolo, com a representação de folhas, em uma sugestão dos recursos renováveis, e o conceito de energia limpa, como aquela gerada pelos cataventos de produção de energia eólica”, diz Beatriz Abud. Completa o conceito a utilização de cores fortes e alegres que propõem a separação conceitual de áreas, com roxo representando o pilar econômico, o verde o ambiental e o amarelo o social”.
Projeto colaborativo
Segundo Gilberto Pinheiro, responsável pela área de Sustentabilidade e Meio Ambiente da CCR NovaDutra, empresa fundadora do Projeto, a proposta do Estrada Sustentável é sensibilizar administradores municipais, empresários, formadores de opinião, intelectuais e militantes de ONGs para a importância da grande rede colaborativa que começa a ser construída no eixo Rio-São Paulo.
“O projeto Estrada Sustentável é eminentemente colaborativo e depende do interesse e do envolvimento da Sociedade como um todo e das comunidades servidas pela Via Dutra”, diz Pinheiro. “Nossa proposta é promover uma agenda de ações proativas a partir da união de esforços, tecnologias e competências em favor da vida sustentável”.
O Projeto Estrada Sustentável tem o patrocínio da CCR NovaDutra e da Ecofrotas, apoio institucional da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Fundação Dom Cabral (FDC), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Corredor Ecológico, Instituto Eco Solidário, NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e Abrelpe, e gestão da consultoria Ernst & Young Terco.
“Queremos usar a visibilidade da Via Dutra para lançar um desafio à Sociedade: queremos um futuro melhor para todos e sabemos que há empresas, instituições públicas e organizações não governamentais que já praticam essa filosofia”, afirma Pinheiro. “Vamos reunir essas boas práticas em uma grande frente de incentivo e referência à Sustentabilidade em larga escala ao longo do eixo Rio-SP”.