Programa Conjunto da ONU ‘Segurança com Cidadania’ ganha portal para acompanhamento das atividades

Programa Conjunto da ONU Segurança com Cidadania, que integra seis agências das Nações Unidas no Brasil, lança hoje (21) o site www.segurancacomcidadania.org
Ferramenta de promoção da segurança cidadã, o portal tem como objetivo divulgar as ações que em andamento nos três municípios brasileiros que fazem parte do Programa Conjunto: Contagem (MG), Lauro de Freitas (BA) e Vitória (ES). O lançamento acontece na mesma data em que o mundo celebra o Dia Internacional da Paz, adotado pelas Nações Unidas em resolução aprovada em setembro de 1981.
O portal servirá de banco de informações, fotos, vídeos e documentos sobre as atividades do Programa e nas comunidades envolvidas neste processo. “O lançamento de um portal como este é fundamental para que todos possam acompanhar as atividades desenvolvidas pelas agências, parceiros e comunidades, bem como para guardarmos a memória do trabalho que o Programa Conjunto está articulando nestes três municípios”, diz Carlos Spezia, Coordenador Nacional do Programa.
“O novo site possui áreas de destaque para os territórios que integram o projeto. É o caso, por exemplo, do Espaço Cidadão, no qual uma pessoa da região será sempre escolhida como personagem emblemática da comunidade, seja pelo seu engajamento, seja pelo seu exemplo de vida e de cidadania”, conta Erica Massimo, Oficial de Programa do PNUD, a agência-líder na implementação do projeto.
O calendário das ações é outro destaque. “Lá, é possível ver quais eventos estão por vir e saber como participar, além de acompanhar como foram os eventos passados. É uma questão de transparência com as comunidades envolvidas e todos os atores interessados nesta temática”, acrescenta Érica.
Para o Coordenador de Comunicação do PNUD, Daniel de Castro, a expectativa é de que, com o apoio de pontos focais de comunicação das comunidades dos três municípios, o portal possa evoluir para uma plataforma viva de participação e de exercício de cidadania. “Nesta fase inicial, o site tem uma característica de repositório de informações e de ferramenta de transparência. Mas nosso objetivo é de que as próprias comunidades usem esta plataforma para promover suas ações de segurança com cidadania e para que se vejam como os verdadeiros protagonistas desta transformação.”
O site do Programa Conjunto Segurança com Cidadania traz ainda uma Sala de Imprensa, com material útil a todos os jornalistas que se interessam pela cobertura das temáticas de segurança e que buscam ideias, fotos e vídeos para o desenvolvimento de novas pautas e reportagens especiais.

Dia Internacional da Paz

Mais de meio milhão de pessoas morrem todos os anos em conflitos armados, ataques violentos e como resultado de atividades criminosas no mundo. Cerca de 1,5 bilhão de pessoas – ou mais de 20% da população mundial – vivem em países afetados pela guerra, violência e altos índices de criminalidade. O dia 21 de setembro convida todos a um momento de reflexão e ação pela paz.
O tema das comemorações da ONU este ano é “Paz Sustentável para um Futuro Sustentável”. O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, destacou em mensagem enviada hoje que os conflitos armados atacam os muitos pilares do desenvolvimento sustentável. “Os recursos naturais devem ser usados para o benefício da sociedade, não para financiar guerras”, enfatizou Ban.
Em 2001, a ONU também aprovou resolução que decreta o dia 21 de setembro como um momento de cessar-fogo, para incentivar a interrupção de conflitos armados e atos violentos em todo o mundo durante data. A ideia surgiu com a ‘Peace One Day’, organização não governamental da Grã-Bretanha, que luta pela criação de uma cultura de paz global.

Programa Conjunto

Prevenir a violência, criando ambientes mais seguros e saudáveis para meninos e meninas, entre 10 e 24 anos. Esse é objetivo do Programa Conjunto da ONU Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras.
As ações estão sendo realizadas em áreas geográficas específicas, escolhidas por meio de um edital público, que recebeu mais de 82 inscrições de várias regiões metropolitanas do país. São elas: Bairro Itinga, em Lauro de Freitas (BA); Região Nacional, em Contagem (MG); e Região Administrativa VII – São Pedro, em Vitória (ES).
Financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, o Programa Segurança com Cidadania é composto por seis agências do Sistema ONU: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O Programa conta ainda com a parceria do Governo Federal, através do Ministério da Justiça. Em Vitória, a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Vitória é parceira do Programa.