GBC Brasil lança Referencial para Casas Sustentáveis

O trabalho contou com a participação de 200 profissionais voluntários e foi apresentado pela organização durante a Greenbuilding Brasil Conferência & Expo
No dia 13 de setembro o Green Building Council Brasil, organização que fomenta a indústria de construções sustentáveis no país, apresentou o Referencial GBC Brasil Casa durante a Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo Com a participação de 200 profissionais voluntários, o sistema teve coordenação do gerente técnico da organização, Marcos Casado, e da coordenara técnica, Maria Carolina Fujihara.
A criação de um referencial específico para residências começou há pouco mais de um ano a partir da crescente demanda do mercado de construção civil e das empresas membros da instituição. “Muitos proprietários nos procuravam para saber como construir uma casa sustentável, a preocupação com os materiais a serem utilizados e o que deveria ser observado. Nós levamos esses questionamentos em consideração para desenvolver essas diretrizes.” ressaltou Maria Carolina Fujihara. 
O trabalho é dividido em comitês técnicos temáticos e, além de suprir a demanda do setor, tem o objetivo de criar parâmetros nacionais de sustentabilidade para residências unifamiliares ou multifamiliares, de baixo, médio e grande porte, que buscam viabilidade econômica, redução do impacto ambiental e a conscientização de todos os envolvidos no setor. “A base para criação desse novo referencial foi o LEED for Homes, desenvolvido pelo U.S Green Building Council (USGBC) que é utilizado para certificar empreendimentos residenciais nos Estados Unidos. O que nós fizemos foi incorporar a essa base o melhor de todos os sistemas de certificação existentes no mercado brasileiro e mundial”, afirmou Marcos Casado.
Critérios de avaliação
Os empreendimentos serão avaliados segundo as categorias descritas abaixo:
  • Implantação: controle de erosão, sedimentação e poeira na obra; seleção do terreno; paisagismo; redução de ilha de calor; controle e gerenciamento de águas pluviais; controle de pragas e doenças;
  • Uso Racional da Água: medição e gerenciamento do consumo de água fria; sistemas de irrigação eficientes;
  • Energia e Atmosfera: atendimento aos pré-requisitos descritos pelo PROCEL Edifica; iluminação natural; energia renovável; otimização do desempenho energético; processos de medição e verificação.
  • Materiais e Recursos: aspectos como gerenciamento de resíduos, uso de madeira legalizada e materiais ambientalmente preferíveis, entre outros;
  • Qualidade Ambiental Interna: controle de emissão de gases de combustão, filtragem do ar exterior; acústica, etc;
  • Requisitos Sociais: legalidade e qualidade da obra; acessibilidade universal, adoção de boas práticas para operação e manutenção;
  • Inovação e Projeto: análise do Ciclo de Vida e gerenciamento da qualidade com foco na durabilidade; projeto integrado e planejamento etc.
  • Créditos Regionais: levarão em conta as especificidades de cada região do país.
Na fase piloto serão selecionados cinco empreendimentos. A idéia é inserir nessa fase projetos de baixo, médio e alto padrão sem restrições de metragem mínima ou máxima, preferencialmente nas cinco regiões do Brasil a fim de testar a aplicação do Referencial em todas as regiões. Para participar, as residências precisam ter prazo de execução de no mínimo um ano e estar no fim da concepção do projeto ou início da obra. A partir de 2013, data prevista para finalização do referencial, o GBC Brasil também oferecerá cursos de capacitação para profissionais e pessoas interessadas em aprender como tornar uma habitação sustentável a partir das diretrizes apontadas pelo documento.
Sobre o Green Building Council Brasil: