MOSTRA PUC-RIO ESTÁ DE VOLTA COM A TEMÁTICA DA SUSTENTABILIDADE

Em sua 15ª edição, maior Feira de recursos humanos do país reúne cerca de 70 empresas, ganha mais espaço e conta com colaboração efetiva da comunidade acadêmica, atraindo público de diversas cidades do Estado do Rio e diversificando atividades no campus da Gávea
Considerada a maior Feira de recursos humanos do país e uma das maiores da América Latina, a Mostra PUC-Rio está de volta e acontece entre 07 e 10 de agosto, quando chega a sua 15ª edição, com temática totalmente dedicada à sustentabilidade. Para dar ainda mais conforto aos expositores, bem como acolher as milhares de pessoas que procuram a Universidade nos dias de sua realização — público este que cresce a cada edição —, o evento ganha mais espaço, deixando o pilotis para ocupar os jardins e as áreas de estacionamento, integrando a Mostra ao meio ambiente.
        Em linha com essa proposta verde, a Mostra PUC-Rio contemplará ambientes como o Espaço da Sustentabilidade, onde produtos e projetos desenvolvidos pela Universidade serão expostos ao público. Além disso, uma série de ações sustentáveis estão previstas para o período do evento: projeto Tinguá, de compensação de carbono; criação e montagem de cenografia dentro das diretrizes da Agenda Ambiental, incluindo os estandes da Universidade e das empresas participantes; estação de bicicletas gerando energia a ser utilizada para carregar celulares, notebooks e outros aparelhos eletrônicos; e gestão de resíduos. Ainda neste espaço, um telão calculará a quantidade de CO2 que o visitante emite, aproximadamente, em seu dia a dia.
E não para por aí. Apresentando índices de sustentabilidade satisfatórios — a partir da mensuração a ser feita pela Organização da Mostra por meio do Manual do Expositor, em que 14 itens estão previstos —, um certificado será entregue a empresa. “Todas as empresas estão sendo incentivadas a implementar sistemas online para realizar a inscrição de seus programas de estágios e solicitação de serviços. O objetivo é contribuir para a redução do consumo de papel”, conta o professor André Lacombe, coordenador da Mostra e da Central de Estágios da PUC-Rio.
A proposta para a Feira deste ano também é tornar a comunidade acadêmica mais atuante. Para isso, a PUC-Rio lançou um concurso de pesquisas desenvolvidas por alunos entre os anos de 2010 e 2012 com foco em sustentabilidade. A partir deste concurso, uma banca de professores da Universidade irá selecionar os três melhores nas categorias: monografia (graduação), dissertação (mestrado), tese (doutorado) e trabalho de conclusão de curso (especialização). Os trabalhos vencedores serão premiados e expostos durante a Mostra. Além disso, projetos e tecnologias desenvolvidas por alunos também serão apresentadas.
Em prol do evento, a Universidade está utilizando também seus próprios departamentos. Um exemplo é a Escola Modelo de Arquitetura e Design, que está diretamente envolvida em toda estrutura do local, em parceria com a empresa de arquitetura e eventos Hyrnastha, e também na criação da logo do evento. Parte da tradição da Feira, o público poderá contar ainda com atendimento médico e jurídico, realizados por meio da equipe de professores e alunos da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio e também do Núcleo de Prática Jurídica. Neste caso, os serviços estarão disponíveis gratuitamente a todos os interessados em estandes localizados no pilotis.
“A ideia é integrar a comunidade e o público externo ainda mais, transformando a Mostra em um grande espaço para troca de conhecimento e informação acadêmica/científica, promovendo ainda as práticas desenvolvidas na PUC-Rio em relação à sustentabilidade, desenvolvendo a conscientização ambiental, colaborando para a mudança de hábitos na Universidade e no mundo corporativo”, resume Lacombe. Outros espaços trarão dinamismo ao evento: a Praça de Livros concentrará os lançamentos, relançamentos  e a venda de obras publicadas por professores e alunos da PUC-Rio; o Espaço Inovações será dedicado às novas tecnologias — especialmente nas áreas de construção civil e arquitetura, já que o curso de Arquitetura e Urbanismo comemora 10 anos este ano —; o Espaço Nutrição reunirá opções para uma alimentação saudável; e o Espaço Eventos terá música ambiente, com apresentações de bandas, e acolherá eventuais lançamentos de produtos.
Desde o seu primeiro ano, em 1997, a Feira já inseriu milhares de pessoas em centenas de empresas nacionais e internacionais. As notícias sobre o evento podem ser acompanhadas pelo site ccesp.puc-rio.br/mostrapuc, Twitter (@mostrapuc) e Facebook (/mostrapuc).
Sobre a PUC-Rio
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que prima pela produção e transmissão do saber, baseando-se no respeito aos valores humanos e na ética cristã, visando acima de tudo o benefício da sociedade. Eleita a melhor Universidade privada do país, segundo avaliação do MEC/Inep, a PUC-Rio reúne atualmente 20 mil alunos em 24 cursos de graduação, programas de pós-graduação (lato e strictu sensu) e atividades de pesquisa e extensão.  O campus, construído em uma área de 104 mil metros quadrados, permite a integração entre cursos e possibilita o desenvolvimento de projetos multidisciplinares. A PUC-Rio busca a excelência na pesquisa, no ensino e na extensão para a formação de profissionais competentes, habilitados ao pleno desempenho de suas funções.