Sustentabilidade entrevista: Rede Resíduo, a reciclagem é economicamente viável


Somos 7 bilhões de habitantes e consumimos recursos equivalentes a 1,5 planetas por ano. Neste ritmo alucinante a humanidade vai precisar de dois planetas por ano a partir de 2030, resultando em perda de bens e serviços ambientais, desequilíbrio climático e redução de água doce.

Não será possível construir uma sociedade social e ambientalmente sustentável sem que ocorram profundas mudanças nos sistemas econômicos, que precisam colocar a melhoria das condições globais de vida e bem-estar no lugar do mero crescimento no fluxo de bens e serviços.
O paradigma da sustentabilidade responsabiliza cada organização pelos custos dos insumos utilizados no seu processo produtivo e pelos impactos gerados em sua cadeia de valor e esfera de influência, abrangendo o ciclo de vida do produto, da matéria prima à reciclagem e destinação final dos resíduos.
A reciclagem do lixo é economicamente viável, gera ganhos econômicos para a sociedade como um todo e para cada um dos segmentos envolvidos. Promove o desenvolvimento sustentável com a economia de energia, de matérias-primas, de água e redução da poluição.
Temos que transformar desafios em soluções atuando diretamente para a melhoria contínua dos negócios e garantindo a sustentabilidade das empresas com implantação de ferramentas que proporcionem o desenvolvimento econômico, o respeito ao meio ambiente e à sociedade e atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Mais informações acesse:http://rederesiduo.com.br/