Akatu propõe novos modelos de negócios na Rio+20

Oficinas buscam incentivar práticas inovadoras no âmbito da economia verde a partir do documento “Dez caminhos para produção responsável e consumo consciente”

O Instituto Akatu realiza nos dias 16 e 19 de junho na Rio+20 duas oficinas sobre inovações nos padrões de produção e consumo para um futuro que desejamos. A primeira oficina integra o programa do Fórum de Sustentabilidade Corporativa promovido pelo Pacto Global e é restrita aos inscritos no fórum. A segunda será aberta ao público e gratuita, compõe a programação dos eventos paralelos promovidos pela ONU e será realizada na Arena da Barra.
A partir do documento “Dez caminhos para produção responsável e consumo consciente” elaborado pelo Akatu, os participantes serão estimulados a identificar os principais desafios para a implementação de ações que apontem para um presente e um futuro que desejamos.
O decálogo sugere uma nova sociedade de consumo e um novo modo de produção que atendam ao bem-estar de toda a humanidade com maior eficiência no uso dos recursos naturais, por meio de negócios social e ambientalmente mais sustentáveis. Assim, o documento propõe uma produção e um consumo que valorizem:
1.       Os produtos duráveis mais do que os descartáveis ou os de obsolescência acelerada.
2.       A produção e o desenvolvimento local mais do que a produção global.
3.       O uso compartilhado mais do que a posse e o uso individual.
4.       Os processos produtivos, bens e serviços social e ambientalmente mais sustentáveis.
5.      As opções virtuais mais do que as opções materiais.
6.       O não-desperdício dos alimentos e produtos, promovendo o seu aproveitamento integral e o prolongamento da sua vida útil.
7.       A satisfação pelo uso dos produtos e não pela compra em excesso.
8.       Os produtos e as escolhas mais saudáveis.
9.      As emoções, as ideias e as experiências mais do que os produtos materiais.
10.   A cooperação mais do que a competição.
A primeira oficina é patrocinada pelo Grupo Pão de Açúcar e será realizada em parceria com o grupo no dia 16 de junho, das 18h às 19h30, no hotel Windsor Barra, como parte do Fórum de Sustentabilidade Corporativa promovido pelo Pacto Global.
A segunda oficina é aberta ao público e gratuita, compõe a programação dos eventos paralelos da Rio+20 promovidos pela ONU e será realizada na Arena da Barra no dia 19 de junho, das 17h30 às 19h. Para se inscrever basta chegar um pouco antes com documento com foto. Quem quiser garantir já seu lugar pode antecipar a inscrição, mandando e-mail para relacionamento@akatu.org.br, com nome, RG e organização em que trabalha ou que representa. As vagas são limitadas a 160 participantes. Na hora da oficina, basta apresentar o documento com foto.  
Serviço:
Oficinas “Decálogo para a Produção Sustentável e o Consumo Consciente”
1)      16 de junho, das 18h às 19h30, no hotel Windsor Barra, restrita aos participantes do Fórum de Sustentabilidade Corporativa promovido pelo Pacto Global. (inscrições encerradas)
2)      19 de junho, das 17h30 às 19h, aberta e gratuita na Arena da Barra,compõe a programação dos eventos paralelos da Rio+20 promovidos pela ONU. Para se inscrever basta chegar um pouco antes e apresentar documento com foto ou pelo email relacionamento@akatu.org.br.
INSTITUTO AKATU
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor) no âmbito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que mobiliza a sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação. A estrutura do trabalho consiste no desenvolvimento de conteúdos, pedagogias, pesquisas, métricas, jogos, dinâmicas e metodologias. Ao longo desses 11 anos de existência, o Akatu trabalhou fortemente na disseminação do conhecimento sobre consumo consciente em diversas ações. Entre as principais estão a coleção de pesquisas sobre o perfil do consumidor, o portal Akatu, o portal Akatu Mirim (voltado para crianças), as campanhas de comunicação em rádio, TV e internet e os projetos de capacitação de colaboradores em empresas.
GRUPO PÃO DE AÇÚCAR
O respeito ao meio ambiente faz parte da gestão estratégica do Grupo Pão de Açúcar, que segue todas as normas ambientais reguladoras do setor e busca constantemente maneiras de aprimorar seus processos. Além de investir na ecoeficiência de seus empreendimentos e atividades diárias, o Grupo procura melhorar suas metodologias e ferramentas de análises de indicadores de desempenho ambiental.  Saiba mais no Relatório de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar. Acesse o link:

Mais informações à imprensa:
Victor Peixoto – (11) 3643-2782 – victor.peixoto@cdn.com.br
Thais Coimbra – (11) 3643-2954 – thais.coimbra@cdn.com.br
Adriana Bruno – (11) 3643-2802 – adriana.bruno@cdn.com.br