Acordo viabilizará a manutenção dos trabalhos científicos para preservação da reprodução dos cetáceos na região de Imbituba (SC)

29 de maio de 2012 – A nova parceria firmada entre Santos Brasil e a ONG Projeto Baleia Franca é uma evolução dos trabalhos conjuntos desenvolvidos durante as obras de ampliação do Tecon Imbituba, administrado pela Companhia. O sul de Santa Catarina abriga as baleias francas austrais (Eubalaena australis), que migram nos meses de inverno e primavera para o litoral da região para acasalar e procriar. Apesar de protegidas, as baleias francas ainda constam na lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Com a ampliação da parceria, além de dar continuidade ao avistamento dos animais nas imediações do Tecon Imbituba, a Santos Brasil passa também a apoiar o projeto científico de preservação desenvolvido pela ONG. Os trabalhos englobam atividades de pesquisa e a conservação do habitat, monitoramento, controle populacional (como reconhecimento dos animais a partir da foto-identificação individual), programas de conscientização e formulação de políticas públicas com o objetivo de garantir a convivência harmoniosa entre a atividade comercial do porto e a presença das baleias francas.
“A ONG Projeto Baleia Franca, responsável pela iniciativa de proteção dos animais em Santa Catarina, vem desde 1982 realizando atividades cujo objetivo é garantir a recuperação populacional dessa espécie em águas brasileiras“, explica a bióloga Karina Groch, diretora de Pesquisa da ONG Projeto Baleia Franca. Os primeiros anos de atividades, detalha Karina, consistiram principalmente de esforços para o levantamento de informações sobre a presença da espécie nas praias catarinenses. No final da década de 80, os primeiros levantamentos aéreos permitiram a obtenção de informações inéditas sobre a ocorrência e distribuição da espécie no sul do Brasil, e as primeiras evidências sobre a relação desta população com a que frequenta a Península Valdés, Argentina.
Em 1998 o Projeto Baleia Franca estabeleceu o primeiro monitoramento sistemático a partir de pontos fixos localizados em terra ao longo do litoral centro-sul de Santa Catarina, com o objetivo de obter informações sobre o uso de habitat e o comportamento das baleias francas na região. Face ao estabelecimento de atividades de turismo de observação embarcado de baleias francas em Santa Catarina, tornou-se necessário o desenvolvimento de um programa de monitoramento desta atividade com o intuito de avaliar possíveis impactos nas baleias francas resultantes das interações com as embarcações de turismo na APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca.
Apesar do Porto de Imbituba não estar incluído na área de proteção da baleia franca, o projeto do Tecon Imbituba está inserido no contexto de sustentabilidade desde a sua construção. A implantação do Programa de Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e adjacências, em 2009, proporcionou de forma inédita a integração harmoniosa das atividades alusivas ao desenvolvimento do Porto de Imbituba e a conservação das baleias francas na APA da Baleia Franca. “Em 2011, durante as etapas finais das obras civis de ampliação do Porto, expandimos as atividades, com o objetivo de estabelecer um o monitoramento e o acompanhamento em longo prazo das baleias francas nas áreas próximas ao Porto”, revela Karina.
“A Santos Brasil teve preocupação em manter as características originais da região e preservar a convivência equilibrada com meio ambiente e a comunidade”, avalia Raquel Ogando, gerente de comunicação e responsabilidade social da Santos Brasil.
Com base nos resultados deste monitoramento, o Projeto vem trabalhando junto às autoridades ambientais no sentido de aprimorar a gestão da atividade antrópicas na região, visando minimizar possíveis impactos às baleias francas e assegurando a conservação da espécie.
A Santos Brasil, apoiadora da ONG, também promove ações internas e externas para preservação e conscientização ambiental com objetivo de contribuir para preservação nas áreas do entorno das suas operações e busca, essencialmente, diminuir os impactos da sua atividade no meio ambiente.
Sobre a Santos Brasil
A Santos Brasil é referência em operação de contêineres e logística. Criada há 14 anos para operar o Tecon Santos (SP), a empresa já investiu R$ 3,0 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, gestão e gente. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País. A produtividade do Tecon Santos, por exemplo, é a mais alta do Brasil: média mensal de 80 MPH (movimentos por hora) e recorde histórico de 81,86 MPH (registrado em de abril 2012). Em janeiro de 2012, o Tecon Santos bateu a marca de 155,5 MPH na operação de um único navio. Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres (Vila do Conde -PA e Imbituba –SC) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição. Listada no nível 2 de governança corporativa, a Santos Brasil adota um modelo de crescimento contínuo e sustentável, que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e responsabilidade social.
Sobre o Projeto Baleia Franca
Criado em 1982, o Projeto Baleia Franca tem como objetivo fundamental garantir a sobrevivência e a recuperação populacional da baleia franca em águas brasileiras. As atividades do projeto são desenvolvidas no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, sede operacional, localizado na Praia de Itapiruba, norte de Santa Catarina. O Centro conta com um espaço de visitação, deck de observação de baleias, laboratório de pesquisa, escritórios administrativos, alojamento de pesquisadores e estagiários. O Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca fica aberto para visitação de terça a domingo das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Redes sociais
A Santos Brasil está no
Facebook,Flickr, Twitter, YouTube

Mais informações:

Assessoria de comunicação:
Elaine Silva
Tels: (11) 3093-3610 / 7380-6081

elaine.silva@tree.inf.br
Leandro dos Santos Brasil
Tels. (11) 3093-3602/ 7374-2335