Grupo Pão de Açúcar lança Protocolo de Sustentabilidade

Conheça os fornecedores da empresa homenageados pelas melhores práticas
(São Paulo, abril de 2012) Hoje, o Grupo Pão de Açúcar, recebeu mais de 200 fornecedores que participaram da segunda premiação concedida aos melhores produtores de frutas, legumes e verduras (FLV) da companhia pelas boas práticas verificadas na cadeia produtiva. Além das homenagens e premiações, a segunda edição traz outra novidade: o lançamento do Protocolo de Sustentabilidade para os fornecedores de FLV do Grupo Pão de Açúcar.
PROTOCOLO DE SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade e responsabilidade social crescem em importância para os clientes. Em um estudo da Landor Associated, 75% dos consumidores acreditam que esses temas sejam importantes e 55% disseram que optariam por produtos que apoiassem essas questões. Dentro dessa perspectiva e como uma continuação do programa Qualidade Desde a Origem, o Grupo Pão de Açúcar lança o Protocolo de Sustentabilidade dos Fornecedores de Frutas, Legumes e Verduras da empresa.
“O setor agrícola tem um grande impacto no meio ambiente, por mexer com a terra, emissões de carbono e poluição por nitrogênio. Vimos a necessidade de uma ação padronizada para aumentar a produção agrícola de forma ambiental sustentável, economicamente aceitável e socialmente responsável”, conta Bethlem.

O Protocolo reúne todas as melhores práticas de cultivo focando em ações sustentáveis e a idéia é sugerir que os fornecedores do Grupo adotem essas medidas.

O documento apresentado traz ações em diferentes processos agrícolas como salvaguardar os recursos naturais, partilhar conhecimentos sobre gestão de culturas e tecnologias, criar acesso aos recursos naturais e a serviços de micro financiamento, proteger a colheita, facilitar o acesso ao mercado e conduzir investigações agronômicas sobre disponibilidade de água, mudanças climáticas e fertilidade do solo.

“Os ganhos em toda cadeia – fornecedor, empresa e cliente – são percebidos com produtos mais saudáveis e está em consonância com a ANVISA , que sempre nos apoiou desde a construção do projeto. Desde a primeira edição do prêmio, sentimos uma evolução no relacionamento e no comprometimento entre fornecedores e Grupo Pão de Açúcar. Para essa segunda premiação, temos a certeza de que essa parceria de sucesso ganhará cada vez mais força seja comercialmente, socialmente ou sustentavelmente ”, comenta Hugo Bethlem , vice presidente do Grupo Pão de Açúcar.
PREMIAÇÃO

A premiação faz parte do programa Qualidade Desde a Origem, lançado em 2008, numa ação pioneira que busca o controle integral da cadeia de valor do FLV comercializado nas lojas Pão de Açúcar e Extra. Através do site www.qualidadedesdeaorigem.com.br, o consumidor tem acesso a informações sobre a origem e região produtora, além do nome do fornecedor e fotos.
O evento reconhece o envolvimento e preocupação dos fornecedores que conseguiram melhores resultados, priorizando a qualidade e segurança dos seus produtos sem prejudicar o meio ambiente. O Grupo Pão de Açúcar movimenta cerca de 90 mil toneladas de FLV por mês em todas as suas lojas.

Foram avaliados quesitos de qualidade, segurança (resíduos de defensivos químicos e controle microbiológico), pontualidade na entrega, cumprimento do processo de rastreabilidade e adequação ao padrão técnico do Grupo. Veja as empresas vencedoras:

1) FRUTAS – SUDESTE E PARANA

1- CITRICOLA LUCATO LTDA

2) FRUTAS – CENTRO OESTE E NORDESTE

1- WANDERLEY PEDRO WEILER ZIMMERMANN
3) LEGUMES – SUDESTE E PARANA

1- AGRO BELONI

4) LEGUMES – CENTRO OESTE E NORDESTE

1- MNS COMERCIO DE PRODUTOS AGROP LTDA
5) VERDURAS – SUDESTE E PARANA

1- SERGIO GUNJI
6) VERDURAS – CENTRO OESTE E NORDESTE

1- LUIS PEDRO HORN
7) OVOS – BRASIL

1- IANA

 
8) ORGÂNICO – BRASIL

1- NILO UMEDA (DIRETO DA SERRA)

9) IMPORTADOS – MUNDIAL

1- LUSO PERA
Grupo Pão de Açúcar – Relacionamento com Imprensa – 3886 0307/0465
Social Media News Room – http://imprensa.grupopaodeacucar.com.br/category/gpa/
Siga-nos no Twitter – @imprensagpa