1ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Mostra será realizada de 15 a 22 de março, em três salas da capital, gratuitamente
Serão exibidos mais de 40 filmes, divididos em seis eixos temáticos, além da realização de sete debates; quatro convidados internacionais estarão presentesEntre os títulos confirmados estão os inéditos no Brasil e multipremiados “If a tree falls: a story of the earth liberation front”, indicado ao Oscar® 2012, e “Crude” Cenas dos filmes: Waking the tree tigers
A partir da segunda quinzena de março, São Paulo contará com uma importante e rica programação audiovisual que terá o meio ambiente como protagonista.
A 1ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental conta com o patrocínio da AES Eletropaulo, Instituto Votorantim e White Martins, recebe o incentivo do ProAC (Programa de Ação Cultural) e Secretaria de Estado da Cultura, e quer chamar a atenção da população para o tema, além de promover encontros e discussões por meio da exibição de longas, médias e curtas, debates, homenagens e participação de convidados internacionais.
“Falar de meio ambiente hoje não é apenas para os entendidos. Estamos falando de questões básicas, do dia a dia, de ações que fazemos e que impactam a vida de todos. Além disso, é importante observar como o cinema tem se preocupado com a questão já há bastante tempo, através de inúmeros registros e documentários sobre o assunto. A mostra exibirá obras realizadas a partir da década de 50, que farão parte de um panorama histórico” – coloca Chico Guariba, diretor e idealizador da Mostra e um dos responsáveis pela Ecofalante, organização não governamental que atua na área socioambiental.
A programação da Mostra será guiada pelos seguintes eixos temáticos: Ativismo, Povos e Lugares, Consumo, Energia, Água e Mudanças Climáticas. Além deles, haverá ainda um Panorama Histórico, uma Mostra Infantil e um debate a partir de cada um desses assuntos. Com entrada gratuita, esses eventos pretendem reunir na mesma mesa especialistas e realizadores para um debate com o público. Conheça a programação completa, dividida por tema, com sinopse e premiações clicando aqui: http://focojornalistico.com.br/conteudo_aberto.php?conteudo=1051
O diretor homenageado dessa primeira edição será Adrian Cowell, que realizou trabalho histórico de documentação da destruição da Floresta Amazônica. Nascido na China, em 1934, começou a filmar no Brasil ainda nos anos 50. Companheiro dos irmãos Villas Boas e do também sertanista Apoena Meirelles, fez uma série de filmes sobre a Amazônia, entre eles, A Década da Destruição, uma série de onze filmes, feita ao longo de dez anos, com a qual conquistou importantes prêmios, entre eles, o BAFTA (British Academy). Cowell estava às vésperas de mais uma viagem ao Brasil, em outubro do ano passado, quando faleceu.
A programação, que será apresentada em três salas de cinema da capital (Cine Livraria Cultura, Cine Sabesp e MIS), exibirá mais de 40 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, ficção e documentário. Entre as obras selecionadas, há mais de uma dezena de filmes totalmente inéditos no Brasil, como o indicado ao Oscar® 2012 If a tree falls: a story of the earth liberatin front, de Marshall Curry e Sam Cullman (sobre Daniel McGowan, ativista preso em 2006 sob acusação de eco-terrorismo), o premiadíssimo There once was an island (sobre como uma pequena comunidade no Pacífico lida com mudanças climáticas, dirigido por Briar March, um dos convidados da mostra) e Food Inc. (sobre a indústria alimentícia norte-americana, dirigido por Robert Kenner).
Cena do filme: If a Tree Falls
Destacam-se ainda na programação À margem do Xingu: vozes não consideradas, de Damià Puig, sobre a polêmica de Belo Monte, Sertão progresso, de Cristian Cancino, que aborda a problemática transposição do Rio São Francisco, e Waking the green tiger, de Gary Marcuse, sobre o movimento contra a construção de barragens na China que desalojariam mais de 100 mil pessoas. Marcuse é um dos convidados internacionais com presença confirmada na 1ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental e participará de debate com o público. No panorama histórico estão programados alguns clássicos da cinematografia brasileira, como Iracema, uma transa amazônica (dirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna), o multipremiado curta de Jorge Furtado, Ilha das Flores, e Brasília, Contradição de uma cidade nova, de Joaquim Pedro de Andrade, filme de 1967, além de obras internacionais como Os Catadores e Eu, de Agnés Varda. Sobre a EcofalanteA ECOFALANTE nasceu em 2003, da ação de um grupo de educadores, comunicadores, cineastas e profissionais de diversas áreas do conhecimento científico voltados para questões culturais e sócio-ambientais e para a utilização das novas e disponíveis tecnologias que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a preservação e a recuperação do meio ambiente. A ONG realiza documentários como a série Histórias da Mata Atlântica (composta por três episódios: O Pontal do Paranapanema, Visita à Aldeia Guarani e O Vale dos Quilombos). Outros filmes representativos da Ecofalante são os relacionados à cultura japonesa, como Histórias da Imigração Japonesa.
Serviço1ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Realização da Mostra: de 15 a 22 de março de 2012
Produção: EcofalanteSalas de exibição: Cine Livraria Cultura (Av. Paulista, 2073), Cine Sabesp (R. Fradique Coutinho, 361) e MIS (Av. Europa, 158).
Entrada gratuita.Atendimento à Imprensa – Foco Jornalísticohttp://www.focojornalistico.com.br/ / (11) 3023.3940 / 5814
Regina Cintra – regina@focojornalistico.com.br / (11) 9169.2312