Começam discussões sobre documento final da Rio+20

A primeira rodada de discussões informais sobre o documento final proposto para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada no Brasil de 20 a 22 de junho, teve início em Nova York nesta quarta-feira (25/1). O Secretário-Geral da Rio+20, Sha Zukang, pediu uma conclusão ambiciosa e prática.

“Quando os líderes mundiais se reunirem no Rio daqui a cinco meses, precisaremos apresentar a eles um resultado ambicioso e prático que equivalha à magnitude dos desafios da atualidade”, disse Sha. “Precisamos de um resultado robusto da Rio+20, com compromissos políticos revigorados por todos os países. Precisamos de decisões fortes. Fortes em compromissos e fortes em ações”.

A rodada informal de negociações sobre o documento final é a primeira de uma série de sessões que ocorrerão em março, abril, maio e junho, período que acontece a conferência.

Sha, que é Subsecretário-Geral para Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, instou governantes e sociedade civil a se concentrarem nas possíveis metas de desenvolvimento sustentável, e se elas levariam em conta circunstâncias nacionais específicas.

Também os instou a considerarem a “complementaridade” entre o proposto Conselho de Desenvolvimento Sustentável e o Conselho Econômico e Social; e como a Rio+20 direcionaria a disseminação e transferência de tecnologias em estado da arte em termos mutuamente acordados de países desenvolvidos para países em desenvolvimento.

Erradicação da pobreza e construção de sociedades socialmente justas e inclusivas, com proteção dos ecossistemas frágeis do planeta, permanecem definindo os desafios do século 21, segundo Sha.

As múltiplas crises de alimentos, energia, clima, financeira e de emprego modelam as diferentes facetas dos desafios, disse, acrescentando que eles lembram à humanidade que os problemas estão interconectados e devem ser combatidos juntos.

O chamado “rascunho zero” (‘draft zero’) do documento final foi preparado a partir de mais de 6.000 páginas de submissões de Estados-Membros, organizações internacionais e sociedade civil. Acesse o documento em inglês clicando aqui e a versão em português clicando aqui.

o Acesse a página oficial da Rio+20 (em inglês): www.uncsd2012.org

o Acesse a versão em português da página oficial: www.rio20.info

o Acesse a página de informações gerais (em português): www.onu.org.br/rio20