Projetos de sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar alcançam recorde em 2011

Em 2011, mais pessoas aderiram o consumo consciente nas lojas do Grupo Pão de Açúcar. Uma prova disso está no resultado dos projetos pioneiros da empresa como as Estações de Reciclagem, feitas em parceria com a Unilever na bandeira Pão de Açúcar e com a Pepsico no Extra, que disponibilizam para os clientes pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (papel, plástico, alumínio, vidro e óleo de cozinha usado) nos estacionamentos das lojas e já arrecadaram mais de 53 mil toneladas em 10 anos de projeto. Entre janeiro e dezembro de 2011, as Estações receberam um número recorde de materiais: mais de 12 mil toneladas de papel, plástico, alumínio e vidro, ou seja, 22% a mais do que o volume arrecadado em todo o ano de 2010. Além disso, desde 2007 foram coletados mais de 1000 mil litros de óleo de cozinha usado que foram destinados para a produção de bicombustível. O Grupo Pão de Açúcar oferece 234 postos de arrecadação de material reciclável em 31 municípios brasileiros e o Distrito Federal.

Outro programa de sucesso esse ano foi o Caixa Verde. Lançado em 2008, o projeto de reciclagem pré-consumo implantado pelo Grupo Pão de Açúcar, atingiu um novo recorde. Em 2011, quase 1,5 tonelada de materiais como papel, plástico, alumínio e vidro, foram arrecadados em mais de 137 lojas Pão de Açúcar e Extra de todo o país. O número representa um aumento de 60% no total recolhido em relação ao ano anterior. O programa visa multiplicar conceitos de consumo consciente juntos aos seus clientes e comunidade.

O Grupo Pão de Açúcar comemora também os resultados do programa de coleta de Pilhas e Baterias, realizado em parceria com a ABINNE, que dá a correta destinação para este material. Em 2011, O grupo expandiu o projeto para mais 17 lojas chegando a marca de 594 coletores em cada loja. Só neste ano, os clientes das lojas do Extra e do Pão de Açúcar depositaram quase 8 mil pilhas e baterias, evitando que esse material seja descartado em lixo comum, o que pode contaminar os lençóis freáticos, os rios e o solo.