A importância da comunicação para a sustentabilidade no setor da construção civil

Integrar os interesses das partes envolvidas através da comunicação e promover a Responsabilidade Social da Construção Civil são as bases do Projeto Irradiar que será um dos temas presentes no ciclo de palestras “Construções Sustentáveis – Práticas e Ações” na FAAP.
Novembro 2011. No dia 14 de Dezembro acontecerá na FAAP (Fundação Armando Alvarez Penteado) o ciclo de palestras Construções Sustentáveis – Práticas e Ações. Entre os temas tratados estão as oportunidades no mercado atual e as tendências para o setor, as simulações e as novas tecnologias e a Comunicação e Responsabilidade Social na Construção Civil.
O Projeto Irradiar, uma ferramenta criada pela agência Conversa Sustentável que busca engajar as partes interessadas e estabelecer políticas de comunicação alinhada aos interesses dos diversos públicos, será apresentado por sua idealizadora, a Mestre em Ciências Sociais e Relações Públicas, Vivian Blaso. O projeto tem como missão avaliar as ameaças e oportunidades que poderão colocar em risco a viabilização, a execução e a operação de empreendimentos, levando em consideração os impactos socioambientais recorrentes aos seus processos. A partir de um diagnóstico, os profissionais qualificados mapeiam os fluxos informacionais e implantar canais sistematizados de comunicação com as partes envolvidas. O passo seguinte é conduzir os processos de comunicação com os fornecedores, funcionários, comunidade local, vizinhança, mídia, acionistas, sociedade civil, dentre outros.

“Todo empreendimento causa impactos em diversas instâncias. Um destes impactos é o social. As comunidades que vivem no entorno acabam sofrendo transformações em seus modos de vida com a implantação de novos empreendimentos. Muitas vezes os impactos são negativos para aquela sociedade. Seja pelos problemas de mobilidade causados pelo volume de pessoas que cresce na região ou pelo aumento da demanda por estruturas que promovam a qualidade de vida das pessoas como lazer, saneamento básico, atendimentos de saúde. O interesse econômico que move o setor da construção civil é diferente dos diversos interesses das pessoas que vivem e vão viver nas regiões construídas. Desta forma, é preciso minimizar ao máximo os impactos nocivos. É necessário alinhar os interesses de ambas as partes para que todos saiam ganhando. Aqui surge o importante papel da comunicação na construção civil. O diálogo com as partes interessadas tem o desafio de minimizar os impactos socioambientais gerados pelos empreendimentos valorizando o relacionamento com a vizinhança, gerenciando conflitos para incentivar a prática de projetos que contribuam com a melhoria da qualidade de vida das comunidades impactadas. Criando-se canais de diálogo as construtoras tomam ciência das reais necessidades locais. Elas passam a ter consciência dos impactos que causam. São responsáveis pelas mudanças que causarão no local. E é através da comunicação que os papeis e as ações vão sendo definidas. Com uma comunicação feita de forma profissional o conhecimento e o diálogo deixam de ser feitos de forma intuitiva. São feitos com eficiência e eficácia. A tendência é que todos ganhem”. Afirma Vivian Blaso.
A metodologia do Irradiar está sustentado pelos conceitos de Comunicação Integrada que é composta pelo mix Comunicação Institucional, Comunicação Interna e Comunicação Mercadológica. Neste sistema é necessário fazer um mapeamento dos públicos de interesse da organização e seus meios onde circulam a informação. Em seguida, ações que visam estabelecer o diálogo entre as partes interessadas são planejados, executados e avaliados constantemente.

Os interessados em participar das palestras podem fazer a inscrição pelo telefone (11) 3662 7449. A palestra é gratuita e as vagas são limitadas!

Local: FAAP São Paulo – Sede – R. Alagoas, 903 – Prédio 3 – Auditório 2 – Higienópolis/SP
Data: 14 de dezembro de 2011 (quarta-feira)
Horário: às 19h00

Entre os profissionais que ministrarão as palestras está a Mestre Erika de Figueiredo, arquiteta pela Universidade Mackenzie e professora da FAAP, a Dra. Sasquia Obata, coordenadora do curso de Construção Sustentável da FAAP, engenheira civil e consultora do setor, e a Mestre em Ciências Sociais, Relações Públicas e professora da FAAP, Vivian Blaso.