Educação financeira – Entrevista com o Prof. Jurandir Macedo e Martin Iglesias, do Itaú Unibanco

O uso consciente do dinheiro traz benefícios não só ao nosso bolso, mas também ao meio ambiente. Consumir de forma desregrada aumenta a extração de recursos naturais. Isso se torna insustentável à medida que o consumo fica maior que a capacidade que o planeta tem de reposição. O problema não está necessariamente no consumo, e sim na falta de planejamento ao consumir. Muitas vezes produtos são adquiridos pelo simples impulso de compra, sem que haja necessidade efetiva.

Nesta entrevista o Prof. Jurandir Macedo e Martin Iglesias nos apontam que o equilíbrio é a palavra-chave para um consumo consciente. Os extremos devem ser evitados. Nem um consumo descontrolado sem planejamento, satisfazendo apenas os desejos do presente, nem poupar em excesso com o intuito de usufruir no futuro. A virtude está no equilíbrio.

Eles também tratam de temas como:

Consumo consciente

Os jovens e o consumo

A família e a educação financeira

Itaú e o programa Uso Consciente do Dinheiro

O Prof. Jurandir Macedo é professor da UFSC, consultor de Finanças Pessoais do Itaú Unibanco e fundador do Instituto de Educação Financeira.

Martin Iglesias é Gerente de Educação para Investidores do Itaú Unibanco e Mestre em Economia pela FGV/SP.

O Itaú Unibanco foi eleito o Banco Mais Sustentável do Mundo no prêmio “2011 FT/IFC Sustainable Finance Awards”, concedido pelo jornal britânico Financial Times e pelo IFC (International Finance Corporation), braço financeiro do Banco Mundial. O banco também foi reconhecido como Mais Sustentável das Américas, concorrendo com instituições da Argentina e do México. Em 2009 e 2010 o Itaú Unibanco já havia recebido o prêmio na categoria Banco Mais Sustentável da América Latina e de Mercados Emergentes.

Para mais informações acesse:

Itaú – Uso Consciente do Dinheiro

http://www.itau.com.br/usoconsciente

Instituto de Educação Financeira

http://www.edufinanceira.org.br/