CBCS em Parceria com UNEP PNUMA apresenta resultados do projeto SUSHI Brasil

Fonte: CBCS
Com inscrições gratuitas, o evento traz mesa de abertura com moderação de Fábio Feldmann e palestras com pesquisadores do CBCS, Jean Benevides – Caixa Econômica Federal, Eduardo Trani – Ministério das Cidades e Tatiana de Feraudy – UNEP PNUMA.

No próximo dia 21, terça-feira, o CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, em parceria com UNEP PNUMA, irá realizar na Cidade Universitária – USP, em São Paulo, um evento para apresentação dos resultados de implantação do projeto SUSHI – Sustainable Social Housing Initiative no Brasil. Desenvolvido pela United Nations Environment Programme (UNEP/PNUMA), com apoio da Uniao Européia, o projeto busca fomentar o estudo de boas práticas em construção sustentável no mundo, com enfoque em habitações de interesse social (HIS) em dois países em desenvolvimento: Tailândia e Brasil.
A estratégia do projeto SUSHI consiste em estabelecer uma nova abordagem junto aos stakeholders e mostrar oportunidades dos novos modelos e ações possíveis em Habitações de Interesse Social – HIS. “Para implantação do projeto no Brasil, o caráter multidisciplinar do CBCSgarante uma visão global sobre o tema, somada ao poder de ação da Organização junto aos órgãos federais para viabilização de políticas públicas”, explica Cristina Montenegro, representante do PNUMA
– Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Brasil.
O objetivo é informar sobre métodos disponíveis para incorporar critérios ambientais e de sustentabilidade em habitações de interesse social e, assim, proporcionar ganhos para toda a cadeia envolvida. Torna-se possível, por exemplo, gerar novas oportunidades de negócios e empregos “verdes” para o setor da construção civil; diminuir os gastos governamentais com saúde, o que gera mais produtividade dos trabalhadores e melhores condições de ensino para educação infantil; reduzir a poluição ambiental, um ganho imensurável para a sociedade; criar novas oportunidades de financiamentos, melhores garantias e com isso evitar obsolescência prematura da habitação, além de estimular a qualidade de vida para os futuros moradores.
O SUSHI contempla, ainda, a conceituação da habitação de interesse social e sua interação com o meio urbano, estabelecendo metodologias e diretrizes para o correto dimensionamento dos projetos arquitetônicos e suas especificações técnicas. Assim busca estabelecer critérios para a construção de um lar eficiente no uso de energia e no consumo d’água, durável, confortável, saudável, fácil de manter, econômico nos gastos cotidianos e adequado a cultura local.
Liderada pelo CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, a equipe brasileira do projeto SUSHI criou uma rede de parceiros para difusão desses conceitos mais adequados às necessidades e bem-estar das famílias em projetos de habitações de interesse social. Além da parceria com UNEP/PNUMA, o CBCS reuniu instituições com profissionais renomados e especialistas em HIS, eficiência energética, conforto térmico e uso racional da água, como Caixa Econômica Federal, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo e Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo SH-CDH, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, FEC-Unicamp, Universidade Federal de Santa Catarina, Fábio Feldmann Consultores e Labeee – Laboratório de eficiência energética em edifícios da Universidade Federal de Santa Catarina.
Dia 21 de junho, 3ªfeira, das 09h00 às 12h40
Inscrições gratuitas e vagas limitadas http://200.144.28.210/cdhupalestras/

Local: Auditório Francisco Romeu Landi (cidade Universitária – Próximo a Poli)

Mais informações à imprensa:
Clarissa Turra
Pitanga Comunicação
assessoria de imprensa e comunicação
11) 3569-4734 cturra@pitangacom.com.br
clarissaturra@hotmail.com
*Skype: clarissa.turra