Pós Graduação em Construções Sustentáveis da FAAP

Inscrições Abertas!

Estão abertas as inscrições para o programa de pós graduação em Construção Civil Sustentável na FAAP. Os interessados podem ser de diversas áreas do setor como engenheiros, arquitetos ou tecnólogos. O objetivo do programa é desenvolver as competências e habilidades sobre as variadas técnicas e metodologias voltadas aos princípios de sustentabilidade das construções. O curso visa a obtenção de excelência nos resultados em relação à redução de impactos sócio-ambientais das construções diante dos conhecimentos do projetar, gerenciar e avaliar para que sejam qualificadas como sustentáveis.

Para sanar as lacunas de conhecimento em profissionais sobre as questões que envolvem a sustentabilidade que o programa foi concebido. Constata-se que tais profissionais necessitam de orientação específica sobre a área, assim, ele poderá orientar a execução, avaliação e certificação sustentável de projetos de construções. Desta forma, o participante do curso poderá desenvolver uma visão teórica e prática sobre o tema sempre se orientando sob os aspectos da inovação e das tendências. O curso pretende formar profissionais aptos para uma rápida absorção pelo mercado de trabalho, capazes de desenvolver e gerenciar projetos de modo criativo e consciente, com visão sistêmica da cadeia produtiva da construção civil.

PÚBLICO-ALVO: Graduados nas áreas de engenharia, arquitetura, tecnologia da construção civil, bem como, formados nas diversas áreas em que a especialização em construções sustentáveis possa fornecer as habilidades e competências para integração e interpelações profissionais e de projetos.

As aulas serão realizadas ás segundas e quartas das 19h30 às 22h45 e 01 sábado por mês conforme agendamento prévio das 9h00 às 12h15 para as aulas de laboratórios das 9h00 às 15h15 para visitas que dependerá da distância e agendas possíveis.

*Todos professores são titulados e com grande experiência profissional e acadêmica.

Informações e Inscrições: http://www.faap.br/pos_graduacao/index.htm

E-mail: pos.atendimento@faap.br ou pelo telefone: 3662-7449.

PROGRAMA

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS | SP – Sede

Vinculação:Faculdade de Engenharia

Coordenação: Profa. Dra. Sasquia Hizuru Obata

Área: Engenharia, Arquitetura, Tecnologia e Projetos

Campus: São Paulo/Sede

Objetivo: Desenvolver as competências e habilidades sobre variadas técnicas, metodologias e tecnologias voltadas aos princípios de sustentabilidade das construções; permitir aos participantes a condução de melhores resultados em relação aos impactos socioambientais das construções, diante dos conhecimentos do projetar, gerenciar e avaliar construções para que sejam qualificadas como sustentáveis; compreender as técnicas, processos e a cadeia produtiva da construção civil e avaliar suas possibilidades para utilizar adequadamente os conceitos de sustentabilidade e suas certificações.

A quem se destina: Graduados nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Tecnologia da Construção Civil, bem como, formados nas diversas áreas em que a especialização em construções sustentáveis possa fornecer as habilidades e competências para integração e inter-relações profissionais e de projetos.

Metodologia: Abordagem didático-pedagógica focada na resolução de problemas, com apoio de aulas expositivas, exercícios e estudos de casos de tecnologias e soluções para as questões de sustentabilidade nas construções. Ênfase no trabalho em equipe por ser esta a forma consagrada de atividade das corporações. Utilização de textos de periódicos para discussão, compreensão e aplicação dos princípios teóricos apresentados pelos livros e textos. Vistas técnicas, aulas em laboratório e palestras de convidados para desenvolvimento de conteúdos diferenciados.

Programa:

Bioconstrução e Permacultura

Conforto e Desempenho Ambiental

Conhecimento Sustentável, Responsabilidade Global e Tendências

Conservação e Uso da Água

Construções Sustentáveis

Eficiência Energética em Edifícios

Gestão de Resíduos

Gestão Integrada, Sistemas e Certificações

Impactos Ambientais e Licenciamento

Infraestrutura: Grandes Obras e Sustentabilidade

Materiais de Construção Civil: Ciclo de Vida e Sustentabilidade

Metodologia Científica

Planejamento Energético Sustentável

Tecnologias Construtivas e Sustentabilidade

Obs.: Disciplinas em ordem alfabética.


Processo seletivo: Análise curricular, entrevista com o coordenador do curso e envio dos documentos abaixo listados.

Local do curso e endereço para envio dos documentos para o processo seletivo:

FAAP Pós-Graduação | Campus São Paulo – Sede

Rua Alagoas, 903 – Prédio 2 – 1º andar
01242-902 – Higienópolis – São Paulo/SP
(11) 3662-7449 | pos.atendimento@faap.br