Itautec lança o Guia para Gestor de TI Sustentável

Companhia divulga conceitos e sugestões

que estimulem os profissionais da área

Pioneira ao criar em 2003 um programa de reciclagem de resíduos eletrônicos e com os resultados alcançados com o “Guia do Usuário Consciente de Produtos Eletrônicos”, a Itautec lança o “Guia para Gestor de TI Sustentável”.

A ideia para criar o guia partiu do principio, seguido pela empresa, que TI e sustentabilidade são áreas que podem e devem caminhar juntas. Há algum tempo, esse assunto tornou-se prática dentro da Itautec por meio de políticas e processos que focam na responsabilidade socioambiental, além do pioneirismo na fabricação de equipamentos livres de substâncias tóxicas e na reciclagem de resíduos eletroeletrônicos.

“Esses profissionais podem contribuir de forma valiosa para uma postura mais sustentável em sua organização, adotando medidas que otimizam o consumo de energia e o gerenciamento do ciclo de vida dos produtos”, explica João Carlos Redondo, gerente de sustentabilidade da Itautec.

Desenvolvido em parceria com a Gestão Origami, empresa de consultoria especializada em sustentabilidade, e com o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, organização reconhecida por seu trabalho de conscientização do consumidor, o guia pretende contribuir para o uso responsável da tecnologia da informação, com o respeito ao meio ambiente e à defesa dos interesses das futuras gerações.

“Para as empresas é importante encontrar uma maneira de fazer negócios que garantam lucro, ao mesmo tempo em que geram efeitos positivos para a sociedade, com o menor impacto possível sobre o meio ambiente”, declara Redondo. Assim, o conceito de “TI Sustentável” pode ganhar espaço, já que está diretamente relacionado ao desenvolvimento e implementação de estratégias e ações que sejam consequência de três pontos de vista importantes: econômico, garantindo um equilíbrio de custo-eficiência e vantagem competitiva; ambiental, gerando menor impacto no uso da tecnologia, por exemplo adotando padrões de aquisição e uso dos equipamentos; e social, para gerar e valorizar uma cultura de sustentabilidade junto aos stakeholders.

Além de explicar esse conceito, o manual traz explicações sobre o que é sustentabilidade; os problemas que produtos do mercado-cinza, no qual equipamentos eletrônicos são produzidos e comercializados sem observar os requisitos legais aplicáveis, podem trazer para o meio ambiente; dicas de como realizar o processo de descarte dos aparelhos eletrônicos e o que fazer com eles quando já não têm uso; além de dicas sobre o uso eficiente da energia para os profissionais de TI e seus desdobramentos para as organizações.

“O guia foi pensado e elaborado com foco nos profissionais de TI, porém nós sabemos que os usuários finais devem ser permanentemente conscientizados e mobilizados a fazer uso eficiente de seus equipamentos”, afirma Redondo. A Itautec investe consistentemente em sustentabilidade e realiza ações para conscientizar usuários da importância de saber usar os produtos eletrônicos.

Orientações para o consumidor

Além do “Guia para o Gestor de TI Sustentável”, o Instituto Akatu também colaborou na produção de uma nova versão do “Guia do Usuário Consciente de Produtos Eletrônicos”, que está em sua segunda edição, agora com as orientações sobre aquisição, uso e pós-uso de equipamentos eletrônicos numa linguagem ainda mais acessível e que facilitará a consulta às informações.

Ambos os guias estão disponíveis para download gratuito a partir do site da Itautec, no endereço www.itautec.com.br/sustentabilidade.

Sobre a Itautec

A Itautec é uma empresa 100% nacional, com mais de 30 anos de atuação no mercado de tecnologia, especializada no desenvolvimento de soluções e serviços de computação, automação bancária e comercial. Parte integrante do grupo Itaúsa, maior grupo privado do Brasil, segundo o ranking Exame Melhores e Maiores 2010, a Itautec possui, 35 unidades de serviços e dez laboratórios de suporte, que atendem a mais de 3700 cidades brasileiras. A empresa atua de forma consistente no exterior, com clientes nas Américas, Europa e África e é reconhecida pelo Retail Banking Research por ter a décima maior base instalada de ATMs no mundo e a segunda na América Latina. A empresa foi a única brasileira listada entre os 25 maiores provedores de serviços de tecnologia para o mercado financeiro do mundo pelo ranking FinTech 100, do instituto IDC Financial Insights, ocupando o 24° lugar na lista geral. Em 2010, foi apontada pelo World Finance Technology Institute como a melhor fornecedora de tecnologia para o setor financeiro da América Latina. A Itautec é a primeira empresa do setor de eletroeletrônicos totalmente preparada para atender às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e é pioneira na reciclagem de resíduos eletrônicos. Figura na 1ª posição no ranking de Responsabilidade Social de “As Melhores da Dinheiro 2010” no setor eletroeletrônico.