Trata Brasil assina termo de cooperação com Sinaenco



São Paulo, março de 2011 _ O Instituto Trata Brasil e o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia – Sinaenco – assinaram na manhã desta terça-feira, 1º de março, um termo de cooperação técnica e institucional para atuação conjunta em prol da universalização do saneamento básico.

O acordo tem como objetivos coordenar os esforços das duas entidades em oferecer informações à sociedade quanto aos impactos da falta de serviços de coleta e tratamento dos esgotos no país e também dar amplo apoio e orientação aos municípios interessados em desenvolver seus Planos Municipais de Saneamento Básico, uma exigência da Lei 11.445 de 2007.

O acordo também prevê o desenvolvimento conjunto de ações de mobilização visando mostrar às autoridades, sobretudo aos gestores das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, a importância de aproveitar este momento priorizando a busca por recursos para as carências dos serviços de coleta e tratamento dos esgotos. As entidades entendem que o melhor legado desta Copa deveria ser a implantação destes serviços como forma de melhorar a saúde e qualidade de vida da população local. O saneamento não pode ser esquecido em detrimento das demais demandas (estádios, aeroportos, metrôs, etc.).

O documento foi assinado pelo presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, e o presidente do Sinaenco, João Alberto Viol. De acordo com Carlos, “esta cooperação com o Sinaenco abre ótimas oportunidades de comunicação e de apoio às cidades comprometidas em solucionar estas carências.” Já o presidente João Viol afirmou: “O Trata Brasil traz informação organizada e de credibilidade para os membros do Sinaenco que podem, assim, melhor informar o mercado e os formadores de opinião da importância ao país dos investimentos em coleta e tratamento dos esgotos.”

Apenas 43% da população brasileira está ligada a uma rede de esgotos e de todo o esgoto coletado, apenas 30% é tratado, segundo dados do Ministério das Cidades (SNIS 2008). Estes esgotos jogados “in natura” nos cursos d’água trazem doenças que afetam sobretudo as crianças, como provado por vários estudos do Instituto Trata Brasil. Apesar dos avanços trazidos pela criação do Ministério das Cidades em 2003 e o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento em 2007, esse quadro ainda está longe de ser resolvido. Segundo estimativas do setor, são necessários investimentos de R$ 270 bilhões para atingir a universalização do saneamento básico no País.

O Sinaenco é uma entidade que abrange as empresas que prestam serviços relativos à arquitetura e à engenharia, responsáveis pelo planejamento, projeto e gerenciamento de empreendimentos. Hoje o Sinaenco representa cerca de 20 mil empresas em todo o país. Desde que o Brasil foi anunciado como sede da Copa, em 2007, a entidade promoveu uma série de estudos e eventos, mostrando a importância de se planejar com cuidado todas as ações para aproveitar a grande oportunidade que o Mundial representa de melhorar a infraestrutura das cidades e deixar um grande legado para a população, sobretudo na área de saneamento, tornando-se assim referência no assunto.

O Instituto Trata Brasil coordena uma ampla campanha de mobilização nacional para se alcançar a universalização do saneamento básico, com o objetivo de melhorar a saúde da população, reduzir a mortalidade infantil, preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável do País.