ECONOMIA VERDE

Desenvolvimento, Meio Ambiente e Qualidade de Vida no Estado de São Paulo

A 1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde aconteceu em São Paulo dos dias 30 de novembro a 03 de dezembro de 2010 reunindo mais de 1.300 participantes, em sua maioria, gestores de entidades públicas e privadas.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo idealizou a Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde – BINEV com o objetivo de apresentar uma proposta de desenvolvimento que busca instituir novos vetores de crescimento econômico, novas fontes de empregabilidade e soluções consistentes para a melhoria da qualidade ambiental.

Durante quatro dias, foram reunidos representantes do Governo do Estado de São Paulo, investidores, empresários, empreendedores, instituições representativas, organizações não governamentais, universidades e representantes da sociedade civil do Brasil e do mundo para apresentar iniciativas nacionais e internacionais ligadas à Economia Verde.

A meta do Estado de São Paulo é reduzir em 20% suas emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2020. Isso está estabelecido na Política Estadual de Mudanças Climáticas. Nesse novo cenário a migração para uma economia de baixo carbono se tornou fundamental como estratégia para o futuro.

Feita as discussões no evento 1ª BINEV e levantado os dados a respeito das mudanças climáticas e possibilidades para a migração para uma economia verde, o Governo do Estado de São Paulo publicou o caderno intitulada Economia Verde: desenvolvimento, meio ambiente e qualidade de vida no Estado de São Paulo. O livro trata dos elementos essenciais dessa nova forma de se pensar a economia. Os capítulos tratam das Energias renováveis, seus mercados e o panorama para o Estado de São Paulo, as novas tecnologias verdes, transporte sustentável, construção civil sustentável e seus panoramas, a questão da eficiência energética e geração de emprego e renda, reciclagem dos materiais da construção civil, saneamento básico, o uso racional de água, agricultura, turismo e seu desenvolvimento sustentável, serviços ambientais e demais instrumentos econômicos, indicadores e, por fim, a construção de uma agenda de metas para o Estado.

Quem quiser ler o conteúdo deste material na integra pode fazer o download através do site da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo no item economia verde ou click aqui para ser direcionado ao site.