Sesc Belenzinho utiliza aquecimento solar em piscinas

O sistema da E2solar irá gerar, em um ano, aproximadamente 551.600 kWh, 50% a menos de energia caso fosse utilizado energia elétrica, e, ainda, deixará de emitir cerca de 46,6 toneladas de CO2.
A E2solar, empresa fabricante de coletores solares, forneceu equipamentos para o aquecimento de água das piscinas do Sesc Belenzinho, unidade inaugurada em dezembro de 2010. Das seis piscinas do complexo aquático, duas são aquecidas por energia solar, com capacidade de 1,3 milhões de litros de água, foram instalados 1.515m² de coletores, área com capacidade de geração de energia para cerca de 551.600 kWh por ano, energia necessária para manter a temperatura entre 27 a 29ºC, aquecimento dentro do nível de conforto para os usuários. Caso fosse utilizado um sistema elétrico para o aquecimento das piscinas, seriam necessários 1031.000 kWh por ano, 50% a mais no consumo de energia, o que significa uma conta de luz com 50% a mais no valor a ser pago. O sistema solar ainda prevê o retorno do investimento em um ano, após o inicio das atividades.

Para Gerente Comercial da E2solar, Isabel C. Boloni “instalações desse porte são extremamente importantes, demonstra que a empresa está preparada para atender desde uma pequena instalação até instalações mais complexas, como a do Sesc Belenzinho. Nossas linhas de produtos são de alta eficiência e qualidade. Além da capacidade técnica, o que nos permiti atender as necessidades dos clientes e dar a garantia de um excelente resultado”.

A escolha da E2solar pela construtora Mendes Junior se deu após licitação, onde a empresa se destacou das demais por questões técnicas e qualidade de seus produtos. Os coletores solares escolhidos para atender a solicitação do Sesc têm as especificações técnicas necessárias para manter as piscinas aquecidas e são certificados pelo INMETRO.

Serão duas as piscinas aquecidas pelo sistema solar, a infantil e da recreação, que, juntas, por utilizarem energia limpa, deixarão de emitir 46,6 toneladas de CO2 em um ano, o que equivale a 10,6 acres de floresta absorvendo gás carbono.

Entre os desafios para a E2Solar realizar a obra com sucesso, estava encontrar uma solução para fixação suspensa sobre o telhado, trabalhando a distribuição de peso sem comprometer a estrutura do mesmo.

Sobre a E2solar
A indústria de aquecedores solares tem apresentado um crescimento médio anual superior a 30%. Este crescimento se deu através de ações pontuais que estão alterando o ritmo do setor como a Lei Solar 14.459 da cidade de São Paulo, Habitação de Interesse Social, mercado industrial, entre outros.

Desde sua abertura, em 2004, a E2solar cresceu em níveis superiores á média do mercado, uma vez que tem como diferencial a busca de soluções criativas e eficientes para atender as diversas demandas existentes. Hoje, a empresa atua nos segmentos industrial, comercial, aquecimento de piscinas, consumidor residencial Habitações de Interesse Social (HIS).

Assessoria de imprensa
MCO Comunicação Empresarial
Jornalista responsável: Maria Cecília Martins

Divulgação
Alessandra Lopes
E-mail: Alessandra.lopes@mcocom.com.br
SP, dezembro/2010