Iniciativa Orgânica: Sustentável antes da Sustentabilidade

A empresa Orgânica foi fundada pelo casal de engenheiros agrônomos Luiz Antonio e Pérola Galhardi em 1989, inicialmente produzindo buchas vegetais em sua propriedade rural em Avaré, interior de São Paulo. O empreendimento foi pioneiro no desenvolvimento de produtos orgânicos como a bucha vegetal e sabonetes esfoliantes no Brasil.

A importância de materiais orgânicos tanto para a saúde quanto para o meio ambiente, no início, ainda não era uma tendência de mercado, o que fez o empreendimento parecer estranho enquanto os produtos sintéticos eram dominantes nas prateleiras. Os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade ainda eram pouco conhecidos nos anos anteriores à Cúpula da Terra em 1992. Curiosamente foi exatamente em 1992, após seus três primeiros anos de vida, que a empresa obteve lucro substancial. O crescimento atraiu clientes de peso, empresas como Natura, Pão de Açúcar e Wal-Mart. O que fez com que seu sítio de 45 hectares se tornasse pequeno para a demanda. Diante desse quadro a Orgânica distribuiu sementes aos vizinhos, que recebem um pagamento pré-determinado de acordo com o volume produzido, além de disponibilizar sementes e apoio técnico.

Atualmente especializada em cosméticos e produtos de origem vegetal, através de pesquisa e desenvolvimento a empresa já possui 10 mil pés de sua principal matéria-prima: a bucha vegetal . A empresa buscou também adequar sua cadeia produtiva à sustentabilidade, logo depois de colhida a planta passa por um processo de ressecamento, extraindo a casca e a seiva, que são utilizadas como húmus para o solo. Já a madeira utilizada possui o selo Forest Stewardship Council – FSC. A empresa desenvolveu técnicas sustentáveis para a produção, promovendo cursos de manejo orgânico para famílias em áreas rurais de Minas Gerais, Paraná e Bahia, atualmente fornecedoras da matéria-prima. No controle de pragas, iscas atraem os insetos para longe da plantação e cinzas da caldeira de uma fábrica local servem de como “repelente”.

Para saber mais sobre a empresa e seus produtos acesse o site: http://www.organicas.com.br/