Dica de Leitura – Série coordenada por José Goldemberg

A Série Sustentabilidade da Editora Blucher é composta por 10 livros e foi coordenada pelo físico José Goldemberg professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP). Nos livros renomados pesquisadores brasileiros abordam o conceito de sustentabilidade em uma perspectiva científica sobre o assunto em suas áreas de especialidade. Os livros da série tentam explicar o que precisa ser feito em cada um das áreas abrangidas para que se possa ter efetivamente a sustentabilidade. A série se alinha ao conceito clássico de desenvolvimento sustentável do Relatório de Bundtland em 1987, que recomendava um novo padrão de uso dos recursos naturais que atendesse as necessidades atuais e das futuras gerações. Pode-se dizer que a mensagem da série é otimista, apesar dos grandes desafios enfrentados diante do crescimento populacional sem controle e da industrialização predatória em que muitos já aderem a um sentimento apocalíptico, os autores acreditam que é possível tomar as mudanças e medidas necessárias para alcançar um desenvolvimento sustentável e superar os desafios.
Volume 1 – População e Ambiente: os pesquisadores do Núcleo de Estudos de População (NEPO) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Daniel Joseph Hogan, Eduardo Marandola Jr. e Ricardo Ojima abordam a relação entre o crescimento e desenvolvimento das populações humanas e sua relação com o meio ambiente na perspectiva da sustentabilidade. O livro analisa desde os dilemas sócio-ambientais do crescimento populacional e dos aglomerados urbanos até a mensuração dos impactos ambientais através da pegada ecológica e o desafio da adaptação das populações frente ao desafio da sustentabilidade.
Volume 2 – Segurança e Alimento: foi escrito por Bernadette D. G. M. Franco e Silvia M. Franciscato Cozzolino, professoras titulares do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP). Franco e Cozzolino analisam a questão da segurança alimentar, os perigos inerentes aos alimentos, principalmente diante do desenvolvimento da Indústria Alimentícia e a crescente preocupação com a saúde.
Volume 3 – Espécies e Ecossistemas: o biólogo Fábio Olmos Corrêa Neves doutor em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) analisa a questão da biodiversidade e sua relação com a sustentabilidade.

Volume 4 – Energia e Desenvolvimento Sustentável: o próprio José Goldemberg analisa a questão da energia frente aos desafios da sustentabilidade, abordando as diferentes fontes energéticas, os atuais problemas do sistema energético e as oportunidades e possibilidades para o desenvolvimento sustentável.

Volume 5 – O Desafio da Sustentabilidade na Construção Civil: os engenheiros e professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) Vanderley Moacir John e Vahan Agopyan analisam as mudanças que a sustentabilidade tem causado nas tendencias da construção civil.

Volume 6 – Metrópoles e o Desafio Urbano: foi escrito por Marcelo de Andrade Romero professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Gilda Collet Bruna Doutora em Arquitetura e Urbanismo também pela USP e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os autores analisam a pespectiva das metrópoles frente a gestão ambiental e as políticas públicas alinhadas com a sustentabilidade.
Volume 7 – Sustentabilidade dos Oceanos: Sônia Maria Flores Gianesella, livre-docente do Instituto Oceanográfico da USP, e Flavia Marisa Prado Saldanha-Corrêa, doutora em Oceonografia Biológica também pelo Instituto Oceonográfico da USP, abordam os ecossistemas oceanicos seus serviços e recursos juntamente com o desafio da sustentabilidade nos oceanos tanto no ambito cientifico como político.
Volume 8 – Espaço, foi escrito por José Carlos Neves Epiphanio engenheiro agronomo e doutor pela USP, Evelyn Márcia Leão de Moraes Novo pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE, e Luiz Augusto Toledo Machado coordenador geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos também do INPE. Os autores abordam a importancia da tecnologia espacial tanto para a ciência quanto na ambito geopolítico e seu papel para a sustentabilidade.
Volume 9 – Antártica e as Mudanças Globais: os principais pesquisadores brasileiros envolvidos com estudos em Geociências na Antártica analisam a importancia da região e os desafios trazidos com as mudanças climáticas.
Volume 10 – Energia Nuclear e Sustentabilidade: é escrito pelos pesquisadores Leonam dos Santos Guimarães doutor em engenharia naval e oceânica pela Escola Politécnica da USP, e José Roberto Loureiro de Mattos, doutor em engenharia química pela UNICAMP e diretor do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear. Os pesquisadores analisam a importancia da energia nuclear para o fim da dependencia do carbono, abordando questões controversas como os aspectos de segurança e confiabilidade da energia nuclear.
Para mais informações sobre a série acesse o site da Editora Blucher:
http://www.blucher.com.br/area.asp?Codarea=311

1 comentário em “Dica de Leitura – Série coordenada por José Goldemberg”

Comentários encerrados.