Instituto Jatobás desenvolve modelo pioneiro para o desenvolvimento municipal sustentável

O Instituto Jatobás desenvolveu um modelo pioneiro para o desenvolvimento municipal sustentável, o Modelo Ecopolo – um sistema estratégico de gestão político-administrativa para promover o Desenvolvimento Sustentável em Municípios. O objetivo é gerar benefícios para as organizações e toda a comunidade, a partir do comprometimento com a qualidade de vida e com os princípios da sustentabilidade, através do uso equilibrado de recursos econômicos, sociais e naturais locais – hoje e no futuro.

O modelo é aplicado a partir de um diagnóstico do Município para identificar as potencialidades e os problemas econômicos, ambientais e sociais da região e também organizar junto às instituições e comunidade local os procedimentos e ações coletivas, criando condições para desenvolver a sustentabilidade.

O Modelo Ecopolo tem 05 frentes de atuação: Educação para Sustentabilidade, Cultura, Agroecologia, Gestão Municipal e Empreendedorismo.
Ecopolo Educação para Sustentabilidade: promove o desenvolvimento das pessoas ao ampliar a consciência, compreensão e incorporação de novos conhecimentos e condutas, visando a harmonia entre as dimensões pessoal e coletiva. No Município de Pardinho o Ecopolo Educação é aplicado através de Oficinas de capacitação e formação de equipes e parceiros, Expedição Rio Pardo, que mobiliza as escolas da região para falar sobre a importância da conservação do aquífero que circunda e abastece os Municípios de Pardinho e Botucatu, Educação para Melhor Idade, Olimpíadas Literárias, que têm o intuito de estimular a produção literária, a capacitação de professoras das escolas municipais, Biblioteca Comunitária em parceria com o Instituto Ecofuturo e o Centro de Inclusão Digital (CID) em parceria com a Fundação Bradesco.
Ecopolo Cultura: promove o resgate, a preservação e a difusão das manifestações locais por meio da programação cultural em Pardinho. É aplicado através de festivais culturais, arte de rua, Soletrando Sustentabilidade, cujo intuito é estimular o estudo da língua portuguesa vinculando a temática da Sustentabilidade, além da Cultura da Sustentabilidade por meio de fóruns e eventos para discutir a temática na região.
Ecopolo Agroecologia: promove as bases da agricultura sustentável, que permite a fixação do homem e de sua família no campo, na sua propriedade, com saúde e qualidade de vida em Pardinho. É aplicada através da formação de Jovens Aprendizes, Cadeia Agroecológica e Agricultura Familiar.
Ecopolo Gestão Municipal: é o resultado de uma parceria entre o Instituto Jatobás e a Prefeitura de Pardinho. Atua através de dois ecotimes: Ecotime Prefeitura e Ecotime Vereadores. O Ecotime Prefeitura atua por meio de grupos de trabalho visando a articulação entre o público, o privado e a comunidade para a construção de um Plano Diretor Sustentável, discussão e leitura integrada do Diagnóstico de Pardinho e contribuição para inserção de elementos de Desenvolvimento Sustentável na elaboração de políticas públicas. Já o Ecotime Vereadores atua através da contribuição para a formulação de instrumentos legislativos e marcos legais para o desenvolvimento sustentável.
Ecopolo Empreendedorismo: estimula o desenvolvimento econômico do Município de Pardinho como forma de promover a melhoria do nível de vida das famílias e da comunidade local. O modelo é aplicado através da Economia Solidária e do Artesanato em Bambu por meio de cursos de movelaria, utensílios e brinquedos.

Sobre o Instituto Jatobás
Desde 2004 a organização foca em assuntos como o desenvolvimento sustentável e pegada ecológica até a implementação do Modelo Ecopolo na cidade de Pardinho, no interior de São Paulo, servindo de modelo para a ocupação sustentável do espaço. Mais informações: http://www.institutojatobas.org.br/

Autora: Relações Públicas,Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César