CBCS abre inscrições para o III Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável

Sustentabilidade nos Negócios e Instrumentos de Mudança é o tema do III Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável (SBCS10). O evento é promovido pelo CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, organização que congrega lideranças empresariais, pesquisadores, consultores e especialistas do setor. O Simpósio será realizado, em São Paulo, nos dias 8 e 9 de novembro, na Câmara Americana do Comércio (Amcham).

Durante o Simpósio serão apresentados os principais trabalhos científicos no Brasil e na América Latina. O evento está estruturado em quatro painéis: Sustentabilidade nos Negócios; Otimização de Recursos; Sustentabilidade Habitacional Urbana; e Análise do Ciclo de Vida e Planejamento da vida útil como ferramenta de projeto. Estão previstas sessões paralelas para discussão de artigos científicos e workshops, além de cases empresariais da Camargo Correa, Holcim, Weber Quartzolit; e também da Caixa Econômica Federal.

No dia 8 de novembro, segunda-feira, participam do painel Sustentabilidade nos Negócios o engenheiro Marcelo Takaoka, presidente do Conselho Deliberativo do CBCS; Daniela de Fiori, vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade do Walmart Brasil e presidente do conselho do Instituto Walmart; e Christopher Wells, superintendente de risco socioambiental do ABN AMRO – Real. No painel Otimização de Recursos participam Charles Kibert, professor da escola de desenho, construção e planejamento da Universidade da Flórida; Martin Fischer, diretor do Centro para Sistemas de Engenharia Integrados (CIFE) da Universidade de Stanford; e Norbert Lechner, professor emérito do College of Architecture, Design and Construction da Auburn University.

Para o painel Sustentabilidade Habitacional Urbana, no dia 9 de novembro, terça-feira, Alex Abiko, professor titular da Escola Politécnica da USP; Ivo Imparato, especialista urbano sênior para América Latina e Caribe do Banco Mundial; e Andrés Borthagary, diretor executivo do conselho de planejamento estratégico da cidade de Buenos Aires e diretor de projetos para a América Latina do IVM (Institute Ville en Mouvement) são os palestrantes convidados. Fecham a programação, no painel Análise do Ciclo de Vida e Planejamento da vida útil como ferramenta de projeto, Wayne Trusty, presidente da Athena Sustainable Materials Institute; Julien Hans, chefe da Divisão Ambiental do Centre Scientific et Technique du Batiment (CSTB); e Christer Sjöstrom, professor do Centre for Built Environment do Royal Institute of Technology, da University of Gävle, Suécia.

Faz parte do evento a conferência internacional Sustainable Building 2010 Brazil (SB10Brazil), organizada pela Universidade de Campinas (Unicamp); Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); instituições que estão à frente das pesquisas científicas sobre o tema.

Centenas de informações relativas à sustentabilidade na construção estão catalogadas no CBCS, organização que se tornou um dos principais indutores dessas práticas no país. Ações com esse objetivo são imprescindíveis à construção civil por ela ser responsável por considerável parcela do consumo dos recursos naturais do
planeta e suas atividades apresentarem como característica intrínseca a geração de grandes volumes de resíduos.

Inscrições e informações para o SBCS10:
e-mail: eventossbcs2010@anggulo.com.br ou secretaria@cbcs.org.br
site www.cbcs.org.br
telefones: 11 3869 0791 e 3567 9233 ou email
CBCS10 – Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável
Datas: 8 e 9 de novembro de 2010, segunda e terça-feira
Horário: 7h30 às 18h
Local: Rua da Paz, 1431 – Santo Amaro, São Paulo – SP (Amcham Business Center)