Projeto Rio Sustentável busca a requalificação urbana socioambiental da cidade do Rio de Janeiro

Organização da coleta seletiva no Pólo Novo Rio Antigo foi o primeiro passo, que já gerou 430 toneladas em resíduos recicláveis, economia para empresários e renda para populações em situação de risco
Foi lançado em junho deste ano um grande projeto de requalificação urbana socioambiental para a cidade do Rio de Janeiro. Batizada de “Rio Sustentável”, a iniciativa começou em 2008 através do Pólo Novo Rio Antigo em parceria com a empresa Manifesto Visual. Devido ao sucesso da empreitada, o projeto ganhou dimensão municipal e patrocínio do Banco do Brasil, da Eletrobrás e do SindRio (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes); e apoio do SEBRAE – RJ, da Comlurb, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Rede de Apoiadores da Coleta Seletiva.
Além de ações voltadas para o ordenamento da coleta de resíduos recicláveis, o “Rio Sustentável” prevê campanhas de sensibilização socioambiental principalmente de empresários e colaboradores, com o objetivo de gerar atitudes que se reproduzam em maior escala, atingindo parceiros, funcionários e, por fim, a comunidade. Daniela Ribas, vice-presidente do Pólo Novo Rio Antigo, coordenadora e idealizadora do projeto, está à frente das palestras que já reuniram 152 pessoas, atingindo indiretamente mais 450 pessoas em apenas duas semanas.
“A ideia é fazer uma sensibilização sobre a questão ambiental com foco na mudança de hábito, que é a grande chave dessa história. O empresário é grande gerador, e quando ele se sensibiliza, toda a cadeia de produção a sua volta também é atingida pela campanha”, conta Daniela.
Atualmente, o material reciclável coletado no Novo Rio Antigo é doado para cooperativas de catadores, que trabalham com pessoas em situação de risco, gerando trabalho e renda, configurando, assim, um projeto de proteção do meio ambiente e de inclusão social.
Além de cartilha e conteúdo próprio para palestras de sensibilização, o projeto conta ainda com site www.riosustentavel.org, apresentando as empresas participantes, parceiros e realizadores, números conquistados com as campanhas e informações para cadastro de empresas e cooperativas interessadas.
Rio Sustentável em números – o exemplo do Novo Rio Antigo
· Acumulado desde jan/2008 até abril/2010 = 470,99 toneladas
· Acumulado em 2010 = 72,7 toneladas
· Média mensal = 17,4 toneladas
· 3 empresas = Rio Scenarium, Santo Scenarium, Mangue Seco
· Postos de trabalho com esta quantidade mensal – 4 catadores, renda estimada de R$ 1.170,00/mês para cada catador

Assessoria de Imprensa
Sol Maior Comunicação
Paula Gomes – (21) 2532 2128 :: 24*53974paula@solmaiorcomunicacao.com.br
Anna Carolina Braz – (21) 2532 2128 :: 8729 5358
anna@solmaiorcomunicacao.com.br

Anna Carolina BrazSol Maior ComunicaçãoFundição Progresso + 55 21 2220-5070 (ramal 6)+ 55 21 8729-5358