Inhotim lança Jardim Botânico durante Semana de Meio Ambiente

Evento faz parte da programação do I Anuário Verde Inhotim

Para lançar o Jardim Botânico Inhotim e comemorar a Semana do Meio Ambiente 2010, o Instituto Inhotim vai promover, entre os dias 31 de maio e 06 de junho, diversas atividades ambientais que integram a programação do I Anuário Verde Inhotim. “No Ano Internacional da Biodiversidade, o Instituto reforça sua vocação como instrumento fundamental para a educação e a conservação da biodiversidade”, afirma Neila Lopes, diretora de Botânica e Meio Ambiente do Inhotim.

Com 97 hectares de área de visitação, o Jardim Botânico Inhotim possui um expressivo acervo botânico, com mais de 4 mil espécies de plantas catalogadas e diversas ações científicas, educacionais e conservacionistas em desenvolvimento. O local abriga uma das maiores coleções de palmeiras do mundo, com cerca de 1.500 espécies crescendo nos viveiros e jardins. Também expressiva é a coleção de Araceae, família que inclui de imbés a antúrios e copos-de-leite, com cerca de 500 espécies, a maior coleção viva desta família no hemisfério sul.

O lançamento do Jardim Botânico Inhotim é um reconhecimento das atividades já desenvolvidas pela instituição como estudos florísticos, educação ambiental, catalogação de novas espécies botânicas, conservação in situ e ex situ e uso paisagístico de espécies raras. “O Jardim botânico Inhotim pretende popularizar as atividades científicas através da educação ambiental e ainda desenvolver novas metodologias transferíveis para recomposição florística de áreas impactadas”, conta Neila.

Para marcar as atividades da Semana, que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, várias atividades estão sendo programadas como palestras, exposições de projetos ambientais e atrações culturais destinadas a públicos de todas as idades. O encerramento da Semana vai contar com a apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, no dia 06 de junho, domingo, às 11h. O evento faz parte de uma série de Concertos de Câmara que acontece em Inhotim até dezembro deste ano.

Todas as atividades ambientais desenvolvidas pelo Jardim Botânico durante 2010 serão publicadas no I Anuário Verde Inhotim. Entre elas, a programação completa da Semana de Meio Ambiente, que pode ser conferida abaixo:

01 a 06 de junho – Exposição Científica e Educativa Banners dos projetos desenvolvidos pelo Jardim Botânico Inhotim e de algumas estrelas botânicas do nosso acervo.
Local: Centro de Educação e Cultura Burle Marx
01 a 06 de junho – Exposição da Fundação Ezequiel Dias (FUNED)Apresentação de terrários que contêm aracnídeos e serpentes, mostruários sobre apicultura e as recentes pesquisas desenvolvidas pela Fundação. No local, monitores irão orientar os visitantes sobre doenças tropicais e ações profiláticas.
Local: ateliê do Centro de Educação e Cultura Burle Marx
03 a 06 de junho: I Mostra Botânica Exposição de algumas espécies do acervo botânico do Inhotim.
Local: ateliê do Centro de Educação e Cultura Burle Marx
31 de maio – Minicurso Trilha Interpretativa
Horário: 9h30Local: Teatro Inhotim e Reserva NaturalPúblico: Funcionários do Inhotim

01 de junho – Cinema Ambiental
Horário: 11h30Local: Teatro InhotimPúblico: Participantes do Programa Escola Integrada Inhotim 02 de junho – Elaboração da Agenda 21 de BrumadinhoHorário: 13hLocal: Teatro InhotimPúblico: Autoridades, lideranças locais e comunidade de Brumadinho
03, 05 e 06 de junho – Visitas temáticas Conhecendo o Jardim Botânico InhotimHorário: 10h30 e 14h30Local: saída da Recepção

03 de junho – Palestra Implantação da Rede Mineira de Jardins BotânicosJoão Neves Carvalho de Toledo – Presidente da Fundação Jardim Botânico de Poços de CaldasHorário: 10h30Local: Teatro Inhotim 03 de junho – Palestra Arte, Ciência e Sociedade – uma proposta de gestão para o MHNJB – UFMGMSc Fabrício José Fernandino – Diretor do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMGHorário: 12h30Local: Teatro Inhotim 03 de junho – Palestra A Convenção da Diversidade Biológica e a Rede Brasileira de Jardins BotânicosDr. Dácio Roberto Matheus – Presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos e Prof. da UFABCHorário:14h30Local: Teatro Inhotim 04 de junho – Palestra O Jardim Botânico IdealDrª Tânia Sampaio Pereira – Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de JaneiroHorário: 10h30Local: Teatro Inhotim 04 de junho – Palestra Criação do Jardim Botânico do Rio de JaneiroProf. Cláudio de Moura Castro – Presidente do Conselho Consultivo do Instituto InhotimHorário: 12h30Local: Teatro Inhotim 04 de junho – Palestra Flora da Canga: conservação ex-situMSc Miriam Pimentel Mendonça – Chefe da Seção de Botânica Aplicada do Jardim Botânico de Belo Horizonte FZB – BHHorário: 14h30Local: Teatro Inhotim 04 de junho – Apresentação Banda São Sebastião Horário: 16hLocal: Centro de Educação e Cultura Burle Marx 04 de junho – Celebração verde Premiação do II Concurso Fotográfico Inhotim Olhares e Confraternização com funcionáriosHorário: 16hLocal: Centro de Educação e Cultura Burle Marx 05 de junho – Apresentação do Coral Juvenil Inhotim Encanto Horário: 9h30Local: Teatro Inhotim 05 de junho – Lançamento do Jardim Botânico Inhotim, com a presença de Harri Lorenzi
Horário: 10hLocal: Teatro Inhotim 05 de junho – Plantio comemorativo ao Dia Mundial do Meio AmbienteHorário: 15hLocal: Centro de Educação e Cultura Burle Marx 05 de junho – Apresentação Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Congo de São Benedito do SapéHorário: 16hLocal: Centro de Educação e Cultura Burle Marx 06 de junho – Circuitos Temáticos
Roteiros especiais conduzidos pela equipe de Educação Ambiental do Jardim Botânico Inhotim
Circuito “Aves Aquáticas”Horário: 12hLocal: saída da Recepção
Circuito “O Universo Botânico de Burle Marx”Horário: 14hLocal: saída da Recepção 06 de junho – Apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Minas GeraisHorário: 11hLocal: Centro de Educação e Cultura Burle Marx

INFORMAÇÕES GERAIS

Horário de visitação
Quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 16h30
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30

Transporte Saritur
Saída da Rodoviária de Belo Horizonte às 9h (plataforma F2) e retorno às 16h, aos sábados e domingos.

Localização
Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BHSP.

Entrada
R$ 16 (Meia-entrada válida para estudantes identificados e maiores de 60 anos). Crianças de até cinco anos não pagam.

Informações
www.inhotim.org.br
info@inhotim.org.br
31 3227 0001 / 31 3571 6638 / 31 3223 8224

Informações para imprensa
Isabela Marschner – isabela@inhotim.org.br
Renata Carneiro – renata.carneiro@inhotim.org.br
31 3571 0253 / 31 3227 0001
31 9765 3870