CBCS realizará evento que irá discutir as mudanças climáticas e as vulnerabilidades das áreas de riscos

INSCRIÇÕES ABERTAS!
As ocupações urbanas principalmente nas áreas de encostas, morros, declives acentuados adicionados ao excesso de chuvas de verão causadas pelos efeitos das mudanças climáticas têm dificultado a adoção de medidas preventivas a enchentes e deslizamentos de terras e colocado em risco a população que habita nas chamadas áreas de risco sem que haja tempo para desocupações imediatas a fim de se evitar as grandes tragédias.

O CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável prepara a sua primeira oficina de 2010 que será realizado no dia 02 de março das 14h ás 18h com objetivo de discutir e identificar as diretrizes de atuação perante as áreas de risco que impactam no ambiente construído como áreas de riscos geológicos, áreas de riscos de inundação e enchentes, áreas de riscos provocados pela ação humana e riscos decorrentes de eventos climáticos extremos.

A intenção do Conselho é atrair o púbico de arquitetos, engenheiros, construtoras, incorporadoras, profissionais de planejamento urbano e demais profissionais ligados a área de construção sustentavel e meio ambiente urbano a fim de sensibiliza-los a iniciativas que priorizem as melhores práticas nas construções no Brasil evitando as tragédias causadas pelas ocupações irregulares, excesso de chuvas e deslizamentos. A oficina será coordenada pelo ambientalista e conselheiro do CBCS – Fábio Feldman e contará com palestrantes do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, USP – Universidade de São Paulo, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Defesa Civil do Estado de São Paulo, NEPED – Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres e Grupo Real/Santander.

Programação Preliminar

I Bloco

14h00 – Abertura
Fábio Feldman – Conselheiro do CBCS

Impacto da mudança climática no Brasil
Carlos Nobre – Inpe
Cenário do clima Brasileiro, os impactos da mudança climática no Brasil, diagnóstico e perspectivas, sistemas para mitigação e prevenção de desastres naturais.

Gestão de águas urbanas
Drenagem e gestão de águas urbanas, inundações, alagamento. Diretrizes e diagnósticos. Necessidade da revisão de normas decorrente do excesso de chuvas.

Mapeamento das áreas de risco
Marcelo Gramani – IPT
Mapeamento de áreas de risco – enxurradas, deslizamentos, inundações.

15:10 – Perguntas
15:35 – Cofee break

II Bloco

16:05 – Abertura
Fábio Feldman – Conselheiro do CBCS

Cenários para prevenção e proteção civil contra desastres
Representante da Defesa Civil (à confirmar)
Sistema nacional de defesa civil e cenários para prevenção e proteção contra desastres.

Legislação, ocupação áreas de várzeas, licenciamento
Representante Cetesb/Daee (à confirmar)

Como prever e previnir os desastres considerando a
ameaça natural e a alta vulnerabilidade?
Estudo feito pelo NEPED que aponta que os desastres são verificados nos mesmos estados e municípios há pelo menos 7 anos.

Como o setor dos seguros vê os riscos decorrentes dos desastres em áreas de riscos
Gilberto Abreu – Grupo Real/Santander

17:30 – Debate Final e Encerramento

SERVIÇO
Investimento: R$ 150,00 até o dia 20/02/10 Após dia 20/02/10: R$ 250,00Estudantes, Filiados do CBCS e Docentes: 50% de desconto.
Mais informações: http://www.cbcs.org.br/
E-mail – secretaria@cbcs.org.br / Telefone: (11) 3869 0791

Sobre o CBCS
O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável foi constituído em agosto de 2007 como uma OSCIP com o objetivo de induzir o setor da construção a utilizar práticas mais sustentáveis que venham melhorar a qualidade de vida dos usuários, dos trabalhadores e do ambiente que cerca as edificações. O Conselho é resultado da articulação entre lideranças empresariais, pesquisadores, consultores, profissionais atuantes e formadores de opinião. O CBCS se relaciona com importantes organizações nacionais e internacionais que se dedicam ao tema, sob diferentes perspectivas, a partir da ótica ambiental, de responsabilidade social e econômica dos negócios. Além disso, os comitês temáticos que estão em funcionamento, debatem e indicam boas práticas para as áreas mais prementes da edificação, como a de Energia, Água, Materiais, Projetos, Avaliação de Sustentabilidade além de questões econômicas e financeiras.

Mais informações: http://www.cbcs.org.br/
Blog http://cbcsnoticias.blogspot.com/
Facee Book http://pt-br.facebook.com/people/Cbcs-Sustentavel/100000537037788
Twitter http://twitter.com/cbcssutentavel