A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal by Brasil) e a Objeto Brasil, em parceria com a Apex-Brasil, iniciaram as ações do Projeto Contém Design. A iniciativa visa orientar indústrias do setor coureiro calçadista sobre a importância do desenvolvimento de iniciativas inovadoras e sustentáveis para o mercado de embalagens para calçados. A partir desta segunda-feira (30), as empresas participantes do projeto iniciam uma nova etapa, a criação dos projetos contemplando aspectos técnicos, econômicos e estéticos, aprovação e produção de material. As inovadoras embalagens desenvolvidas pelo projeto serão apresentadas no Salão INSPIRAMAIS, realizado em fevereiro de 2010, em São Paulo.
As primeiras etapas foram realizadas nos dia 26 e 27 de novembro com a participação em workshop e consultoria especializada dos projetistas internacionais de identidade de marca e design de embalagens, Lincoln Seragini – do Seragini Brand Design e Luiz Roberto Farina – do Benchmark do Brasil, que visitaram as empresas para orientação personalizada. Em análise ao perfil do consumidor, pode -se identificar que a escolha dos produtos ocorrem a partir de uma apresentação inicial.
No segmento calçadista essa realidade não é diferente, opções atraentes valorizam a auto-estima do consumidor. “A embalagem é parte integrante do produto, o primeiro contato, ou seja, o cartão de visita. No momento da compra, as pessoas são atraídas por opções criativas, práticas, de fácil manuseio e transporte. Muitas vezes experimentam outras marcas, seduzidas pelas cores, os desenhos, as informações”, destaca Ilse Biason Guimarães.
Os profissionais visitam as empresas participantes do projeto – Art Embalagens, Box Print, Brisa e Colorgraf – para orientá-las de acordo com as particularidades de cada marca. Estudo realizado recentemente pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos. Serviço altamente especializado, o design de embalagens traz uma relação custo x benefício positiva que deve incorporada ao planejamento estratégico das empresas.
Segundo Lincoln Seragini – do Seragini Brand Design – o poder de decisão de adaptar-se às necessidades do mercado está na mão dos empresários “É preciso que as empresas decidam se vão continuar no mercado disputando por preço ou se vão agregar design ao produto como diferencial competitivo. Romper limites é necessário para criar o novo e inovar o produto a frente do mercado”, afirma Seragini. Para o consultor Luiz Roberto Farina – do Benchmark do Brasil – as empresas precisam inserir o design em estratégias de produção e adotar o exercício de pensar no futuro como estratégia para a inovação. “O empresariado precisa estimular o olhar analítico e pensar como o mercado e o consumidor irão reagir diante do seu produto. Esta é uma medida essencial para garantir a sobrevivência no mercado competitivo”, ressalta Farina.
Projeto Contém Design – Divido em etapas, a implantação do Projeto pretende alavancar a competitividade do segmento junto ao mercado calçadista e consumidor final. Após a realização do workshop, as empresas receberam visitas dos especialistas em design para orientação personalizada de acordo com as particularidades de cada marca. Com base no diagnóstico, começa o processo de elaboração do projeto, contemplando aspectos técnicos, econômicos e estéticos, aprovação e produção de material. As inovadoras embalagens desenvolvidas pelo projeto serão apresentadas no Salão INSPIRAMAIS, realizado em fevereiro de 2010, em São Paulo.