INICIATIVA DO SETOR DE MÁQUINAS-FERRAMENTA É EXEMPLO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Unidade Móvel de Difusão Tecnológica (UMDT) é o nome do programa criado
pela DEB’MAQ para transmitir e disseminar tecnologia junto a centros de ensino e mão-de-obra
Graças a boas idéias e a iniciativas voluntárias, o termo responsabilidade social tem sido difundido no Brasil, como um compromisso das empresas para o desenvolvimento. Um exemplo desse tipo de ação é o promovido pela DEB’MAQ – empresa que atua na comercialização de máquinas-ferramenta para os setores plástico e metal-mecânico -, por meio de sua Unidade Móvel de Difusão Tecnológica (UMDT).
Inteiramente equipada com o que há de mais atual no mercado de máquinas-ferramenta, a UMDT – um caminhão, cuja carroceria adaptada comporta equipamentos utilizados em usinagem – percorre todo o Brasil, possibilitando a visitação do público à infra-estrutura de seu interior. A unidade oferece ferramentas e softwares para a atualização prática e teórica do profissional, preparando jovens e adultos para o exercício da atividade produtiva no setor de máquinas-ferramenta. O foco do projeto é promover a transmissão do conhecimento à mão-de-obra e a centros de ensino, por meio de palestras técnicas e cursos gratuitos com tecnologia CNC.
“A novidade surgiu em 2003, da carência de pequenas e médias empresas e até mesmo de profissionais da área de usinagem em contar com uma troca direta e freqüente de conhecimento e tecnologia”, conta o gerente de marketing da DEB’MAQ, Mauro Trevisan. Segundo ele, a UMDT abre um canal de diálogo entre a empresa e a sociedade e visa benefícios comuns. “Nosso interesse é ser um agente de desenvolvimento local, auxiliando na capacitação profissional de membros da comunidade e de funcionários das empresas que recebem a visita da UMDT”. Além das soluções tecnológicas ofertadas pela UMDT, a unidade possibilita o atendimento personalizado à indústria, por meio de agendamento prévio. O tempo de permanência da UMDT em um ponto de visitação é de até duas semanas, período em que são realizadas atividades de ensino. A unidade também está presente nos principais eventos relacionados aos segmentos plástico e metal-mecânica no país.

DEB’MAQ promove palestra gratuita durante o III Senai Rio Mecânica e Metrologia, no Rio de Janeiro

Nos dias 25 e 26 de novembro, a UMDT – Unidade Móvel de Difusão Tecnológica da DEB’MAQ, já tem parada certa. A unidade visita o Rio de Janeiro, durante o III Senai Rio Mecânica e Metrologia, que acontece no Centro de Tecnologia Euvaldo Lodi.

Durante o evento, a UMDT estará aberta à visitação do público e realizará cursos gratuitos e demonstrações práticas referentes às novas tecnologias empregadas no setor metal-mecânico. A programação inclui palestras e cursos diversos, entre os quais estão temas relacionados à operação e programação de máquinas CNC.
Além da participação da UMDT e da DEB’MAQ no evento, a empresa promove uma palestra no dia 26 de novembro, ministrada pelo gerente de marketing Mauro Trevisan, sobre o tema “Máquinas-ferramenta: conceito, evolução e tendência”.

SERVIÇO
Evento: visita Unidade Móvel de Difusão Tecnológica da DEB’MAQ
Data: dias 25 e 26 de novembro de 2009
Local: estacionamento do Centro de Tecnologia Senai-RJ Euvaldo Lodi – Praça Natividade Saldanha, 19, Benfica/RJ
Horário: das 12h40 às 19h
Inscrições e informações: 0800 0231 231 ou pelo site www.firjan.org.br

Sobre a UMDT
Preparada para atender às mais diversas regiões e suas diferenças, culturais ou tecnológicas na área de manufatura industrial, a UMDT da DEB’MAQ dispõe de metodologia que pode ser empregada tanto ambientes de alta tecnologia como os mais básicos, nos quais se aplicam técnicas de manufatura obsoletas ou dispendiosas. Dentre seus objetivos estão: o apoio ao desenvolvimento de pequenas e médias empresas indústrias da área de manufatura de produtos e serviços; atualização, difusão e transferência de tecnologia para as instituições de ensino técnico e de qualificação de mão-de-obra; fomento à integração de escolas técnicas e comunidades industriais; e incentivo à modernização do setor produtivo por meio da geração de soluções com novas técnicas de manufatura e negócios.

Dessa forma, atende pequenas e médias empresas indústrias, escolas técnicas federais e estaduais, fornecedores de máquinas, equipamentos e afins, organismos de qualificação profissional, universidades / faculdades de engenharia e instituições de apoio a pequenas empresas. As visitas da UMDT são feitas mediante agendamento e podem durar de uma a duas semanas. Nesse período, são promovidas atividades como: cursos de usinagem com tecnologia CNC; palestras técnicas de fornecedores de máquinas, equipamentos, softwares, ferramentas, palestras de instituições de ensino técnico, palestras de organismos de apoio a pequenas empresas, estudos de cases das pequenas empresas e demonstrações dos equipamentos instalados.

Sobre a DEB’MAQ
Fundada em 1997, a DEB’ MAQ do Brasil Ltda iniciou suas atividades focada no setor metal mecânico, em princípio comercializando peças de reposição e prestando serviços de treinamento, assessoria e assistência técnica. Mais tarde, incorporou também ao seu trade a comercialização de máquinas, criando em 1999 uma marca própria, a Diplomat, conhecida pela tecnologia avançada e alta qualidade, atestada primeiramente com a certificação ISO 9002 obtida pela DEB’MAQ em 2000, e depois com a ISO 9001:2000 conquistada em 2003.

Ainda em 2003, a empresa resolveu ampliar seu leque de negócios, iniciando suas atividades na Divisão de Plásticos e sedimentando sua participação também nesse mercado a partir de 2006, com a comercialização de máquinas injetoras de termoplásticos e acessórios. Na área de prestação de serviços, criou em 2003 a UMDT – Unidade Móvel de Difusão Tecnológica, que atende às mais diversas regiões do País na área de manufatura industrial, prestando consultoria e assistência técnica para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas, além promover a atualização, difusão e transferência de tecnologia para instituições de ensino técnico e de qualificação de mão-de-obra.

Em 2007, com objetivo de expandir ainda mais sua atuação no mercado, inaugurou sua primeira loja em Caxias do Sul, que foi ampliada com a recente aquisição da DN Ferramentas, tornando-se uma das maiores do segmento no País em termos de variedade, batizada agora como DEB’MAQ DN. Já em outubro de 2008 inaugurou um moderno centro de distribuição na cidade de Camanducaia – MG (foto), com 25 mil m² – que demandou mais de R$ 60 milhões em investimentos, onde também está instalada a nova sede administrativa.

Mais informações e fotos para Imprensa:
Atitude Press Assessoria em Comunicação
Damaris Lago – damaris@atitudepress.com.br
Claudia Gisele – claudia@atitudepress.com.br
Natalia Fontão – natalia.fontao@atitudepress.com.br
www.atitudepress.com.br
tel. 11 4229-0112