A comunicação organizacional quando sistematizada, pode ser considerada como importante ferramenta para o processo de consolidação e posicionamento de uma marca perante seus públicos. A partir da sistematização de um processo comunicacional é possível que a visão, missão e valores de uma organização sejam “legitimadas” pelo seus stakeholders através de sua “adesão pela causa”. Entretanto, hoje, a comunicação em redes assim como o esquema proposto pela globalização causa um altíssimo nível de interdependência entre as pessoas capaz de fazer com que entrem em colapso, “ na aldeia global, só há um barco Bastaria um furo para todos naufragarmos.” Dessa forma, cada vez mais se torna relevante para organizações de todos os tipos que a comunicação seja organizada e transmitida aos receptores com clareza,precisão e alcance. No processo de comunicação para sustentabilidade é fundamental que os públicos sejam envolvidos na hora de comunicar, será necessário, por exemplo que representantes das “tribos” sejam convidados a fazer parte das reuniões de planejamento e que as intenções sejam colocadas com clareza. Em nosso novo projeto que no momento está sendo elaborado pretendemos adequar a linguagem para conversarmos com crianças e jovens. Por enquanto a lição que tenho tirado dessa descoberta é que o diálogo com todas as partes interessadas é absolutamente necessária e que não basta ter uma boa intenção é preciso enganjá-las.
Dica de Leitura – Guia de Comunicação e Sustentabilidade lançado pelo CEBDS em 2009.
Acesse o link e baixe o arquivo http://www.cebds.org.br/cebds/MANUAL_DE_SUSTENTABILIDADE.pdf
Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas, especialista em Sustentabilidade.