Inédito – Relatório do PNUMA sobre Impacto das Mudanças Climáticas

Desde a perda de geleiras até a acidificação dos oceanos – Os impactos das Mudanças Climáticas surgem cada vez mais rápido.O novo relatório do PNUMA destaca a urgência de os governos fecharem o acordo em Copenhague, como declarou o Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.

Na América Latina, a deterioração potencial da floresta amazônica dentro de 50 anos é visto como um ponto de “mudança drastica” resultante de um aumento médio da temperatura de superfície de entre três e quatro graus centígrados.

As tendências atuais das emissões de dióxido de carbono são susceptíveis de conduzir a uma mudança irreversível das condições no leste da América do Sul (principalmente no Nordeste do Brasil) para um aumento de 10 por cento na aridez durante a estação seca.

Uma análise recente de imagens fotográficas das geleiras na Patagônia nordeste revelou que eles recuaram drasticamente entre 1912 e 2002. Significativo aquecimento e secagem na região tem sido associada a uma redução da vazão a leste dos Andes, sinalizando significativos impactos futuros para a região de tendências de aquecimento continuar.
O compêndio também documenta um número significativo de anomalias climáticas recentes para a América Latina, incluindo:

Em abril de 2009, nordeste do Brasil sofreu sua mais pesadas chuvas em mais de 20 anos, causando inundações e deslizamentos de terra que obrigou mais de 186.000 pessoas de suas casas.
Algumas regiões Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile sofreu a sua pior seca em mais de cinqüenta anos em 2008.

Equador sofreu sua pior inundação já em fevereiro de 2008.

Estados do sul do Brasil, especialmente Santa Catarina, sofreu chuvas excepcionalmente fortes e inundações em Novembro de 2008, que afectam cerca de 1,5 milhões de pessoas.

To download the full report, visit http://www.unep.org/compendium2009/